Eleição na Câmara

Deputados vão ao STF para tentar barrar candidatura de Maia à reeleição

Ação conjunta contra o democrata foi liderada por Júlio Delgado

acessibilidade:

Os deputados Júlio Delgado (PSB-MG), Jovair Arantes (PTB-GO), André Figueiredo (PDT-CE) e Rogério Rosso (PSD-DF) entraram com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira, 30, para barrar a reeleição do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Os quatro são candidatos à Presidência da Casa. Maia ainda não se candidatou.

A ação, liderada por delgado, alega que a candidatura do democrata é inconstitucional, porque um deputado não poderia disputar a reeleição à presidência da Casa na mesma Legislatura. Aliados de Maia, porém, sustentam que ele foi eleito para um mandato-tampão, e que, por isso, a sua candidatura seria legítima.

A ação foi distribuída para o ministro Celso de Mello, que também relata as outras três que contestam a eleição. 

Os quatro candidatos decidiram atuar conjuntamente para tentar levar a disputa para o segundo turno. Até semana passada, a expectativa era que o atual presidente da Câmara conseguiria os votos necessários para se reeleger já no primeiro turno.

"Nós já tínhamos dito que não estávamos preocupados com essa questão de Justiça. Estávamos preocupados em fazer campanha, rodamos os 27 Estados, mas não podemos concordar com essa insegurança jurídica", afirmou Jovair.

Diante do favoritismo de Maia, Delgado decidiu colocar o seu nome na disputa, mesmo depois de o seu partido ter anunciado apoio a Maia. Rosso também foi convencido por integrantes do antigo Centrão, grupo de partidos que ganhou força durante a presidência do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a retomar a campanha para roubar votos de Maia. O seu partido, o PSD, também já declarou apoiar a reeleição do atual presidente da Câmara.

Até quinta-feira, 2, dia da eleição, novas candidaturas à presidência Câmara devem surgir. O PSOL vai ser reunir amanhã para deliberar sobre o assunto. O PT, depois de abandonar a ideia de fechar uma aliança com Maia por pressão da base, também estuda a possibilidade de lançar um nome para a disputa, mas o mais provável é que apoia a candidatura de Figueiredo, único nome da oposição até agora na disputa.

Aliado do atual presidente da Casa, o líder do DEM, deputado Pauderney Avelino (AM), ironizou o fato de quatro candidatos à presidência da Casa terem entrado com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal para tentar impedir a reeleição de Maia. "Se fossem candidatos fortes não iriam precisar estar indo juntos judicializar essa questão, que é uma questão interna da Câmara dos Deputados", disse Pauderney.

Pelas contas de Pauderney, essa articulação não dará resultado e Maia terá o voto de, pelo menos, 320 deputados, número suficiente para garantir a vitória no primeiro turno.

Reportar Erro