Operação Cadeia Velha

Deputados presos na Operação Cadeia Velha se tornam réus

Eles respondem por corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro

acessibilidade:

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) decidiu por unanimidade receber a denúncia contra os deputados da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) Jorge Picciani, Paulo Melo e Edsol Albertassi. Eles respondem por prática de corrupção passiva, participação em organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Os deputados do MDB estão presos desde o ano passado no âmbito da Operação Cadeia Velha, que apura pagamento de propinas envolvendo a Odebrecht e a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor).

Os magistrados – acompanhando o voto do relator, desembargador federal Abel Gomes – rebateram o argumento da defesa de que não há provas dos crimes e afirma que a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) está bem fundamentada. Os advogados dos réus apontam que o indiciamento estaria apoiado apenas em testemunhos de pessoas que prestam colaboração à Justiça.

Os pedidos de suspensão das prisões preventivas foram negados pelos desembargadores, considerando a gravidade dos fatos imputados aos réus. O colegiado também negou pedido do deputado Paulo Melo, que queria a liberação de um imóvel bloqueado judicialmente para adquirir uma prótese para seu filho, vítima de acidente automobilístico.

Reportar Erro