Conflito agrário

Deputado Paulão leva comissão ao Pará para discutir violência no campo

Violação de Direitos Humanos é debatida com autoridades locais

acessibilidade:

Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias Câmara dos Deputados (CDHM), o deputado Paulão (PT-AL) viaja ao Pará, nesta quinta-feira (5), para uma série de reuniões com autoridades do estado, com o objetivo de encaminhar soluções à escalada de homicídios de trabalhadores e lideranças rurais paraenses.

Com caráter oficial de representação da Câmara, a agenda terá três reuniões de trabalho na sexta-feira (6) pela manhã, às 8h, com o presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargador Ricardo Nunes; às 9h, um encontro com o governador Simão Jatene (PSDB), e às 11h, com o procurador-geral de Justiça, Gilberto Valente Martins.

Paulão preside Direitos Humanos da Câmara (Foto: Agência Câmara)

Foram registradas 19 mortes no campo, em 2017, no Estado do Pará, que disputa a trágica liderança do ranking de assassinatos no campo com Rondônia, que registrou 20 mortes, de acordo com levantamento da ONG Global Witness.

O relatório da ONG, intitulado "Em Solo Perigoso", trouxe o Brasil mais uma vez no topo do ranking de assassinatos violentos provocados por disputas de território rural, com 50 mortes das 185 registradas em todo o mundo. Teve contribuição significativa nessa estatística o massacre de nove homens e uma mulher, em maio deste ano, na Fazenda Santa Lúcia, em Pau D'Arco, no sul do Pará.

Acompanharão as agendas, os deputados federais Arnaldo Jordy (PPS-PA), Beto Faro (PT-PA), Edmílson Rodrigues (PSOL-PA), Zé Geraldo (PT-PA), além do deputado estadual Carlos Bordalo (PT-PA), que preside a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa paraense. Os parlamentares reunirão subsídios para ações do Congresso Brasileiro, para conter a escalada de mortes e de violações de Direitos Humanos contra a população do campo. (Com informações da Câmara Notícias)

Reportar Erro