Após denúncia

Deputado entra na Justiça para transferir mensaleiros

Líder do SDD pedirá transferência de mensaleiros para presídios federais

acessibilidade:

O deputado federal Fernando Francischini, líder do Solidariedade na Câmara dos Deputados, anunciou neste domingo (16) que vai apresentar um requerimento junto à Vara de Execuções Penais do Distrito Federal que pede a imediata transferência dos condenados do mensalão José Dirceu, José Genoino, Valdemar da Costa Neto e Bipo Rodrigues para presídios federais. Após matéria divulgada na revista Veja que denunciar – entre outras – as regalias do ex-ministro José Dirceu no presídio da Papuda, no DF, onde cumpre pena de 7 anos e 11 meses.

“As regalias estão causando um rebuliço no sistema prisional do país. Não podemos mais tolerar isso, regalias como alimentação especial, visitas fora de hora e sem qualquer registro. Estamos a beira de uma rebelião nos presídios em que os mensaleiros estão presos. Isso é uma bomba relógio. É uma questão de segurança pública. José Dirceu, José Genoíno, são presos como qualquer outro e não podem ter regalias. Eles têm que comer a comida que todos os presos comem. Eles estão presos, não estão numa colônia de férias. A Justiça precisa autorizar a remoção dos mensaleiros para presídios federais para evitar uma rebelião. Preso tem que ser tratado como preso. É isso que o povo brasileiro espera”, disse Francischini.

O líder do SDD também denuncia que no Centro de Progressão Penitenciária (CPP), onde estão presos os ex-deputados Valdemar Costa Neto e Bispo Rodrigues, outros presos reclamam do tratamento diferenciado. Após reportagem do Jornal Correio Brasiliense denunciar  que além de não compartilharem o cardápio dos outros integrantes do sistema prisional, os mensaleiros costumam ter liberdade para pedir comida por telefone e até entrar com marmitas. Outro ponto comentado pelos detentos comuns é que os mensaleiros costumam ser dispensados da revista. No retorno ao edifício, a depender do plantonista, basta indicarem o horário e mostrarem os bolsos para terem a passagem liberada.

Reportar Erro