Saúde Pública

Dengue: vacina pode ser disponibilizada até o fim deste ano

Medicamento aguarda liberação da OMS

acessibilidade:

larvas dengueA Organização Mundial da Saúde (OMS) pode aprovar, ainda este ano, uma nova vacina contra a dengue. Com a liberação da OMS, o medicamento poderá ser disponibilizado a partir do próximo mês de setembro. A substância poderá proteger o indivíduo contra os quatro tipos do vírus causadores da enfermidade, inclusive o agente causador da forma hemorrágica da dengue, a mais grave de todas.

O laboratório Sanofi Pasteur realizará os testes avaliativos no mês de junho, em Lion, na França, e em setembro, em Genebra, na Suíça. Os resultados preliminares mostram a eficácia da substância; os da fase III do teste foram obtidos num grupo formado por mais de 31 mil pessoas e, neste ano, a ação da vacina no organismo humano vai ser avaliada em uma população mais ampla.

Vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL) e profissional de saúde, a deputada estadual Graça Pimenta (PMDB) comemora possível combate mundial à doença. ?A notícia em questão nos dá esperança. E é com muita honra que uma pesquisadora baiana vai integrar o comitê que realizará as avaliações. Trata-se da médica infectologista e membro do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Glória Teixeira.

Nos últimos cinco anos, 3,2 milhões de casos de dengue foram registrados no Brasil, cerca 800 pessoas morreram em decorrência da doença.

Reportar Erro