Posse

Damous promete exercer mandato de deputado como um advogado

Suplente, ele assume nesta terça o mandato de deputado federal

acessibilidade:

O ex-presidente da OAB do Rio de Janeiro e atualmente exercendo o cargo de presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da entidade máxima da advocacia, Wadih Damous assume nesta terça-feira (19) o cargo de deputado federal pelo PT do Rio de Janeiro. “Serei um advogado exercendo a mandato de deputado federal”, disse Damous ao agradecer o apoio recebido do atual dirigente máximo da entidade da advocacia, Marcus Vinícius Furtado Coêlho nestes mais de dois anos em que atuou no Plenário como conselheiro federal da OAB.

– Meu berço é a advocacia e em toda a minha profissional sempre procurei me inspirar em figuras exponenciais da classe como Raymundo Faoro, Sobral Pinto, Evandro Lins e Silva entre tantos outros que tanto dignificaram a profissão de advogado, disse o novo integrante da bancada federal do Rio de Janeiro na Câmara. Damous garante que irá defender com firmeza e de forma decidida as bandeiras históricas da entidade, como Exame de Ordem, prerrogativas dos advogados e tudo aquilo que garanta a dignidade do advogado no exercício da função.

Wadih Damous, 59 anos, é graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) desde 1980 e mestre em Direito Constitucional pela PUC-RJ. Durante os tempos de faculdade – onde frequentou a mesma sala de aula com Luis Roberto Barroso, hoje ministro do STF – foi presidente do Centro Acadêmico da Faculdade de Direito e do Diretório Central dos Estudantes. É autor, juntamente com o atual governador do Maranhão – na época juiz federal em Brasília – Flávio Dino do livro Medidas provisórias no Brasil: Origem, evolução e novo regime constitucional, da Editora Lumen Juris. Antes de assumir a chefia da OAB-RJ por dois mandatos consecutivos, foi presidente do Sindicato dos Advogados no estado.

Atualmente, é conselheiro federal da OAB pelo Rio de Janeiro onde ocupa a presidência da Comissão Nacional de Direitos Humanos. É também presidente da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro. Wadih é bilíngue – fala e escreve em inglês e francês –  possui uma vasta coleção de livros e, no momento, está relendo o clássico “Memórias Póstumas de Braz Cubas”, do escritor Machado de Assis. No campo musical, Wadih tem a coleção completa de Chico Buarque e inúmeros CDs de música clássica. No campo esportivo, é torcedor do Vasco da Gama, atual campeão carioca.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.