Lacunas

Senado tenta melhorar sua transparência

Comissão discutiu a divulgação de nomes dos funcionários do parlamentares

acessibilidade:

O Conselho de Transparência e Controle Social se reuniu na tarde desta quarta-feira (9) para discutir propostas para melhorar para a transparência da Casa. O presidente do conselho, Carlos Mathias, destacou na pauta da reunião o aperfeiçoamento do acesso público às informações do Senado. O texto será encaminhado à Mesa do Senado.

Segundo Mathias, a população tem buscado informações de forma ?expressiva? sobre as reuniões das comissões e sugerindo projetos.

Reuniões Administrativas

No entanto, o presidente da ONG Transparência Brasil, Claudio Abramo, acredita que o Senado tem lacunas na transparência. Para Abramo, o cidadão tem o direito de saber quem trabalha para o senador, as pessoas recebidas por ele e os temas discutidos nas reuniões que eles participam.

?Os senadores não exercem o mandato pessoalmente, mas representam os eleitores. Todos os atos são derivados da delegação do eleitor. Assim, o senador não pode omitir nenhuma informação do cidadão?, argumentou.

A exigência de identificação do internauta na busca por algumas informações no portal da transparência, em casos de pesquisa por remuneração de servidor, também foi criticado por Abramo.

Reportar Erro