Por 11 votos a quatro

Conselho de Ética mantém arquivamento do pedido de cassação contra Aécio

Os senadores apenas confirmaram a decisão do presidente do colegiado

acessibilidade:

Por 11 votos a quatro, o Conselho de Ética do Senado decidiu arquivar definitivamente o pedido de cassação do senador Aécio Neves (PSDB/MG). A votação aconteceu nesta quinta-feira (6), quando os senadores apenas confirmaram a decisão do presidente do colegiado, João Alberto (PMDB-MA), que, há duas semanas, arquivou o caso.

O pedido de cassação foi apresentado pela Rede e pelo PSOL após Aécio ter sido citado na delação da JBS. Segundo a Procuradoria-Geral da República, o senador tucano pediu R$ 2 milhões a Joesley Batista para pagar despesas com advogados na Lava Jato. Em troca, atuaria em favor da empresa.

O senado foi denunciado por corrupção e acabou afastado do mandato. Ficou fora por 46 dias e retomou o cargo na terça-feira (4). Em depoimento, ele afirmou que foi vítima da ‘manipulação’ e da ‘má-fé’ de muitos.

Decisão

O presidente da Comissão de Ética, João Alberto, havia arquivado o caso em uma decisão individual. Segundo ele, não havia no pedido de cassação ‘elementos convincentes’ para processar Aécio por falta de decoro parlamentar. Após o fato, senadores entraram com recurso, que acabou derrubado nesta quinta.

Reportar Erro