Declarações polêmicas

Comentário de Trump sobre punição a abortos gera polêmica

A favor de banir procedimento, ele disse que mulheres devem ser 'punidas'

acessibilidade:

O pré-candidato à presidência dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump disse na última quarta feira que mulheres deveriam receber “algum tipo de punição” se o procedimento for banido, porºem, não detalhou qual seria a punição.

Donald Trump se descreve como um “pró-vida com três exceções”. Como ressaltado diversas vezes, o candidato é a favor somente em casos de estrupo, incesto ou risco para a vida da mãe ou criança. Durante uma discussão com o apresentador Chris Matthews, da MSNBC, em um entrevista em Green Bay, Trump afirmou que “ainda não determinei qual deveria ser a punição”.

O empresário recebeu diversas criticas nas redes sociais, usuárias do Twitter pedindo que nenhuma mulher vote nele. A polêmica também foi citada pela candidata democrata, Hillary Clinton. “Apenas quando você pensa que não poderia piorar. Horrível e revelador”, escreveu a pré-candidata no Twitter.

O também democrata Bernie Sanders publicou um link para uma matéria sobre a declaração e comentou: "seu líder republicano, senhoras e senhores. Vergonhoso".

E até mesmo os adversários republicanos de Trump o criticaram, embora tenham adotado tons diferentes. John Kasich, que é contra o procedimento a não ser em casos de estupro, disse à MSNBC que "é claro que mulheres não deveriam ser punidas por fazer um aborto", enquanto Ted Cruz se manifestou através de seu porta-voz, Brian Phillips, que fez uma provocação no Twitter: "Não pensem demais nisso. Trump não entende o posicionamento pró-vida porque ele não é pró-vida".

Reportar Erro