Amigo de doleiro

Plenário inicia sessão para votar cassação de André Vargas

André Vargas é acusado de quebra de decoro por intermediar, junto ao Ministério da Saúde, negócios do doleiro Alberto Youssef

acessibilidade:

O plenário da Câmara dos deputados já deu início à sessão para votar para o pedido de cassação do mandato do deputado André Vargas (sem partido-PR), acusado de intermediar, junto ao Ministério da Saúde, negócios do doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal na Operação Lava Jato por envolvimento em esquema de lavagem de dinheiro.

O processo contra Vargas será analisado em votação aberta e, por enquanto, é o único item da pauta da sessão extraordinária. No entanto, outros projetos poderão ser analisados pelos deputados.

Em agosto, o Conselho de Ética considerou que Vargas quebrou o decoro parlamentar pela ação. O relator do parecer, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), também enfatizou o alto custo da locação de um avião usado por Vargas, cerca de R$ 105 mil. A quantia que foi paga por Youssef.

O parlamentar contestou a decisão do Conselho de Ética por meio de recurso à Comissão de Constituição e Justiça de Cidadania (CCJ) da Câmara. Ele afirmou que o conselho cerceou seu direito de defesa, baseou-se em provas ilícitas e trocou deputados, no dia da votação, para garantir o quórum e o número necessário de votos para recomendar sua cassação. A CCJ rejeitou, somente em novembro, o recurso apresentado pelo parlamentar.

André Vargas recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF), no último dia 2,  para tentar derrubar a decisão. O STF ainda não analisou o caso.

Reportar Erro