CPI na Câmara

Começa depoimento de ex-presidente do BNDES

Depoimentos de ex-presidentes foram pedidos pelo relator da CPI

acessibilidade:

O economista Demian Fiocca iniciou, há pouco, a série de depoimentos de ex-presidentes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) convocados pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura irregularidades em operações da instituição.

Ele chegou ao cargo em março de 2006, sucedendo Guido Mantega (ex-ministro do Planejamento e da Fazenda), e ficou até maio de 2007, quando assumiu o atual presidente da instituição, Luciano Coutinho.

Em sua fala inicial, Demian Fiocca disse que buscou intensificar a atuação do BNDES no fomento à economia por meio da redução dos custos de financiamento, além de ampliar o acesso de crédito para micro e pequenas empresas.

Os depoimentos de ex-presidentes do BNDES no período de 2003 a 2015 foram pedidos pelo relator da CPI, deputado José Rocha (PR-BA), sob o argumento de que eles “participaram da definição das linhas mestras das operações de crédito firmadas pela instituição financeira”.

O relator quer esclarecimentos sobre a adequação de tais operações ao interesse público e a efetiva necessidade de sua classificação como secretas. Além de Fiocca e Mantega, também foram convocados os ex-presidentes Carlos Lessa e Eleazar de Carvalho.

Reportar Erro