IRRESPONSABILIDADE

Collor vê como 'catástrofe' a saída dos EUA do Acordo de Paris

Senador critica decisão de Trump de revogar acordo sobre clima

acessibilidade:

No mesmo dia em que o presidente americano Donald Trump anunciou a retirada dos Estados Unidos do Acordo de Paris, o ex-presidente do Brasil e senador Fernando Collor de Mello (PTC-AL) classificou como "catástrofe" a saída do país mais poluente do acordo sobre mudanças climáticas celebrado em 2015. As declarações foram dadas nessa quinta-feira (1), durante a sessão ordinária da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, presidida por Collor.

Collor acredita que o anúncio dos EUA não poderia acontecer em momento mais delicado, visto que o mundo se prepara para debater e celebrar as políticas ambientais, sobretudo, no dia mundial do meio ambiente, celebrado na próxima segunda-feira, 5. Como presidente da República, em 1992, o alagoano liderou a ECO-92, além da Rio +20 já como senador, em 2012.

"A saída dos EUA do Acordo de Paris causará uma reação dos outros signatários. Será que China e Índia vão se sentir obrigadas a manter a política ambiental após a saída dos EUA? Não há outra palavra senão catástrofe para descrever esta situação. É uma irresponsabilidade. É como se o planeta se resumisse aos limites geográficos dos EUA", criticou Collor, durante o debate na comissão.

Collor elogiou Bush por decisão na Rio 92 (Foto: Ivo Gonzales/O Globo)O senador Collor lembrou ainda que, durante a ECO-92, o então presidente dos EUA, George Bush, veio ao Brasil e participou das tratativas, assinando todos os acordos. À época, ressaltou o parlamentar, o presidente americano estava sendo pressionado pela indústria e, ainda assim, adotou a postura de "pensar no planeta e no bem comum".

A reunião denominada Rio+20, em 2012, recordou as duas décadas decorridas de um dos maiores eventos mundiais que o Rio de Janeiro já sediou: a Eco-92. O evento de 92 se tornou referência para todos os que acreditam que o desenvolvimento pode ser sustentável e que se preocupam com as condições de sobrevivência futura no planeta.

O que hoje é denominado Acordo de Paris começou a ser construído em 1992, por meio da convenção da ONU sobre o clima – algo que os Estados Unidos podem passar a ignorar já a partir desta semana. Nas duas décadas que se seguiram, os países foram percebendo que seria impossível fechar um acordo com metas obrigatórias e sujeitas a penalizações.

E é por isso que o Acordo de Paris, assinado em dezembro de 2015, é tão importante – por ser o primeiro acordo internacional em que cada país pode traçar as suas próprias metas para a redução de emissões de dióxido de carbono, de forma voluntária, tendo apenas que se controlar uns aos outros em reuniões periódicas. (Com informações da assessoria do senador Fernando Collor)

Reportar Erro