CRENÇA NA INOCÊNCIA

Collor promete provar sua inocência em processo no STF

Senador vê decisão do STF como primeira derrota para a PGR

acessibilidade:

No dia em que uma decisão unânime do Supremo Tribunal Federal (STF) lhe tornou réu pelas acusações de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa, o ex-presidente e senador da República, Fernando Collor de Mello (PTC-AL), declarou nessa terça-feira (22), que provará sua inocência no curso do processo que se inicia a partir de agora.

Collor ressaltou que, durante o julgamento da Segunda Turma do Supremo na tarde dessa terça, os ministros impuseram a primeira derrota à Procuradoria-Geral da República, visto que, dos nove denunciados inicialmente, apenas contra três deles os integrantes do plenário aceitaram só uma parte das supostas imputações. Ele relembrou que, assim como foi acusado injustamente à época que foi presidente da República, provará, mais uma vez, sua inocência, no processo relacionado à Operação Lava Jato. 

Collor confia que será absolvido novamente pelo STF (Foto: Divulgação)“O STF impôs, no julgamento de hoje, uma primeira derrota à Procuradoria-Geral da República, pois, dos nove denunciados, somente a recebeu em relação a três deles, ainda assim apenas em parte, afastando cinco de oito crimes imputados, tendo os Ministros da Corte, em decisão unânime, repudiado os excessos da acusação. Mesmo em relação ao remanescente da denúncia, a Corte apontou o absurdo da multiplicidade de acusações em relação a um mesmo fato, ressaltando que nessa etapa não fazia qualquer juízo quanto à existência ou não de crime”, destacou Collor. 

O senador disse acreditar que, como no passado, terá a oportunidade de comprovar a sua inocência na fase seguinte do processo, colhendo, mais uma vez, o reconhecimento de sua inocência. A decisão desta terça-feira do Supremo não significa que os investigados são culpados, mas que a corte precisa realizar novas diligências para apurar as supostas acusações apresentadas pela PGR. 

Agora, durante o curso do processo, as defesas poderão apresentar provas de inocência, com depoimentos de testemunhas e contestações jurídicas de todo o processo, bem como das acusações. Só ao final do procedimento, no julgamento pelo STF, o caso erá novamente analisado. Na semana passada ,em defesa de Collor, o advogado Juarez Tavares afirmou que a denúncia não traz provas concretas de que ele recebeu qualquer vantagem, derrubando, assim, a versão da procuradoria. (Com informações da assessoria de Collor e do portal Gazetaweb)

Reportar Erro