Justiça

Canhedo está preso por sonegar impostos

Aos 77, o ex-dono da Vasp foi condenado a 4 anos e 5 meses de prisão

acessibilidade:

Ex-dono da falecida empresa aérea Vasp e proprietário do Grupo Viplan, de transportes coletivos no Distrito Federal, o empresário Wagner Canhedo, 77, foi preso na manhã deste sábado (31) em Brasília. O mandado de prisão foi expedido pela Justiça de Santa Catarina, que o condenou a 4 anos, 5 meses e 10 meses de prisão em processo por sonegação de impostos. Ao ser preso, ele disse desconhecer a existência do processo. Ele deverá cumprir a pensa em regime semi-aberto. Após receber voz de prisão, Wagner Canhedo foi levado à Delegacia de Capturas e Polícia Interestadual.

O Grupo Viplan, controlado pela família Canhedo, com mais de 900 ônibus, será excluído do sistema de transportes do DF após uma licitação que mudou as empresas. O filho de Canhedo, que leva seu nome, preside o sindicato das empresas do setor e liderou forte resistência à mudança do sistema. Foram mais de 180 ações judiciais e administrativas que tentaram retardar ou inviabilizar a concorrência pública, mas o processo resultou concluído e a substituição das empresas será finalizada em dezembro, segundo informa o governo do DF.

Apesar de haver acumulado uma das maiores fortunas do País, o goiano Wagner Canhedo conserva hábitos simples, dos tempos em que chegou a Brasília para trabalhar como motorista de caminhão. Até muito recentemente, ele se locomovia em Brasília dirigindo o próprio automóvel, um velho Opala Caravan Chevrolet, enquanto os filhos e sucessores nos negócios sempre preferiam carrões como Ferrari. Amigos explicam inclusive que seu hábito de distribuir dinheiro a pessoas pobres, há muitos anos, seria cumprimento de uma promessa. Todos os dias, cedo da manhã, ao se dirigir ao trabalho, dezenas de pessoas pobres o aguardam na saída da QL 12, a Penílsula dos Ministros, onde mora, todas de mãos estendidas à espera da esmola.

O empresário tem sido alvo na Justiça de processos envolvendo dívidas da Vasp. A companhia teve falência decretada em setembro de 2008. Estimativas apontam que a dívida da Vasp oscila entre R$ 3,5 bilhões e R$ 5 bilhões. Os passivos trabalhistas somam 1,5 bilhão e se referem a dívidas trabalhistas envolvendo pilotos, comissários de bordo, atendentes, entre outros, que não receberam valores devidos pela companhia.

Reportar Erro