Revoada

Candidato de Collor perde base de apoio para Ciço e JHC

Base montada por senador em Maceió deixa Memória com 2 partidos

acessibilidade:

A frustração da especulação sobre a improvável candidatura do senador Fernando Collor (PTC) a prefeito de Maceió, aliada à matemática da formação de aliança que garantisse a eleição de um vereador, esvaziou a chapa do grupo de pequenos partidos denominado de G8, na corrida contra a reeleição do prefeito Rui Palmeira (PSDB). Na tarde dessa sexta-feira (5), o candidato a prefeito Paulo Memória foi apresentado por Collor como candidato majoritário do PTC, com coronel Ivon Berto como vice e apenas o PEN como integrante da chapa.

A maioria das siglas que negociavam aliança com o candidato de Collor correu para a base de apoio ao deputado federal e ex-prefeito Cícero Almeida (PMDB), candidato a prefeito pelo partido do presidente do Senado Renan Calheiros e do governador Renan Filho.

Depois de a base partidária do G8, até mesmo o PRTB, cujo presidente estadual Adeílson Bezerra é o principal articulador do grupo, deixou a chapa. Liderado pelo presidente municipal suplente de Ciço, Val Amélio, o PRTB se uniu ao PV, PTN e PTB e formaram chapa proporcional que vai apoiar o candidato dos Calheiros. Mas Adeílson decidiu manter o apoio informal do diretório estadual ao candidato de Collor, apesar de compreender a decisão de Amélio em incentivar a eleição de Ciço e garantir-se na suplência da Câmara Federal.

Outro partido citado por Paulo Memória como integrante de sua base, o PSDC, foi anunciado como integrante da coligação majoritária do candidato a prefeito do PSB, o deputado federal João Henrique Caldas, o JHC. Um fato controverso, diante da dificuldade de JHC para formar uma chapa e da suposta facilidade e Collor em arregimentar apoios.

Interesse

A revoada de partidos do G8 foi considerada por alguns integrantes do grupo como resultado da ausência de Collor na articulação da coligação, na reta final. “Ele poderia ter puxado mais partidos, mas passou a semana incomunicável e chegou apenas na véspera do fim das convenções”, afirmou um dos integrantes do G8.

Admirados com a estrutura de campanha que Collor monta para seu candidato, um desconhecido do eleitorado maceioense, os próprios líderes partidários suspeitaram que o ex-presidente poderia surpreender na reta final das convenções, substituindo Memória. Mas apesar de ter avaliado internamente a especulação como boa, Collor considerou a notícia como uma “barrigada” (divulgação de informação falsa) da imprensa.

Mesmo tendo Collor presente nas articulações durante todo o dia anterior, os candidatos Paulo Memória e Coronel Ivon convocaram a imprensa para comparecer ao momento de “comunicação” da formação da chapa ao senador do PTC, na tarde dessa sexta, no escritório do ex-presidente, na Jatiúca. Mas o objetivo era ter Collor na foto da oficialização da chapa.

"Renovação"

Em uma breve fala à imprensa, Collor destacou que a chapa do PTC-PEN representaria a “verdadeira renovação” entre os postulantes ao cargo de Rui Palmeira. E elegeu a segurança pública como pauta prioritária para o debate de propostas para a capital alagoana.

“Vejo com entusiasmo as candidaturas de Memória e Ivon. São profissionais capacitados e que vão oferecer um debate com propostas reais. Diante do quadro atual, é preciso assegurar o sentimento de segurança à família maceioense. É fundamental garantir a ida de crianças à escola sem nenhum problema ligado à segurança. E o fortalecimento da Guarda Municipal é um dos caminhos para isso”, argumentou Collor, ao destacar a experiência do coronel Ivon Berto na Polícia Militar de Alagoas.

Os afilhados de Collor concordaram. Memória, lembrou do arrastão ocorrido no início da noite da última quarta-feira (3) em pontos de ônibus de Maceió e disse que a capital alagoana “não pode se transformar numa Natal”, se referindo à série de ataques à capital potiguar. Já Ivon, disse que o emprego de mais de mil guardas municipais de Maceió não é feito corretamente. “É preciso assegurar condições de trabalho para colocá-los no combate à criminalidade”, defendeu.

Além de Memória, disputam a prefeitura contra a reeleição do prefeito Rui Palmeira (PSDB) os candidatos JHC (PSB), Cícero Almeida (PMDB), Paulão (PT), Gustavo Pessoa (PSOL).

Reportar Erro