Ficou para semana que vem

Câmara adia votação sobre mandatos de cinco anos

Sem acordo com Senado, Câmara adia votação do mandato de 5 anos

acessibilidade:

Após acabar com a possibilidade de reeleição para os cargos do Executivo, a Câmara dos Deputados deu início à votação que pode alterar os mandatos políticos de quatro para cinco anos. Caso seja aprovada, as legislaturas passarão a ter cinco anos de duração na Câmara.

Um acordo entre Câmara e Senado para que uma Casa não altere mandatos da outra levou a um impasse, pois caso o mandato de cinco anos seja aprovado na Câmara, sem alterar o mandato dos senadores, as legislaturas das duas Casas seriam diferentes. Por isso, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) suspendeu a sessão para conversar com os líderes. Após reunião, os deputados passaram a discutir o fim das coligações partidárias e Cunha anunciou que a discussão da duração dos mandatos será retomada na semana que vem, assim como a coincidência das eleições e as cotas para mulheres.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.