Recadastramento

Caixa nega venda casada, mas 'alinha' recadastro de servidor em Alagoas

Diário do Poder fez Caixa corrigir atendimento a servidor de AL

acessibilidade:

Poucas horas após o Diário do Poder expor em primeira mão a reclamação de servidores estaduais de que a Caixa Econômica Federal estaria praticando venda casada de produtos bancários no ato de recadastramento de 80 mil funcionários do Estado de Alagoas, a Superintendência da Caixa Econômica Federal informou ao Governo de Alagoas que realizou um “alinhamento” interno com as gerências das agências bancárias para corrigir o atendimento. A informação foi dada em uma reunião realizada na tarde desta segunda-feira (06), na sede da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL).

Após o Governo de Alagoas publicar nota em que ameaçava tomar medidas administrativas contra a instituição financeira, a Superintendência da Caixa Econômica esclareceu tomou conhecimento dos procedimentos de oferta de serviços durante a atualização cadastral dos servidores, após contato da reportagem feito com as assessorias de imprensa do banco estatal e do Governo.

 “Os servidores que tiverem aderido a um novo pacote de serviços durante a atualização cadastral e que estiverem com dúvidas ou interesse em reverter o procedimento devem procurar o gerente da agência bancária onde foi atendido”, orientou a Sefaz, em nota.

SÓ AGORA

No comunicado, o Governo admitiu ter tomado conhecimento de queixas feitas à central de atendimento telefônico gerido pela Sefaz, sobre o atendimento. E disse ter constatado a diminuição das reclamações a partir desta segunda-feira, como reflexo da solução do procedimento indevido. O curioso é que o Governo dizia não ter informações sobre o problema, quando questionado pelo Diário do Poder na tarde da última sexta-feira (3), quando aconselhou a reportagem a procurar a Caixa para obter as informações.

Reunião na Sefaz corrigiu prática (Foto: Ascom Sefaz)Antes de se reunir com a Caixa, nesta segunda, o Governo de Alagoas incentivou os servidores que se depararem com a situação a informar, por meio do e-mail atualizacaocadastral@sefaz.al.gov.br o local, dia, horário e nome do atendente da agência bancária onde o procedimento de atualização tenha sido realizado sem a devida transparência das informações.

“Se a ação equivocada persistir, o Estado de Alagoas irá tomar os procedimentos administrativos contra a instituição financeira em acordo com as cláusulas contratuais”, ameaçou o Governo, na primeira nota.

Segundo informações da Assessoria de Comunicação da Sefaz, paralelo a isso, a Caixa também esclareceu que desenvolveu ajustes pontuais no sistema de atendimento, que ficou fora do ar durante alguns períodos da última semana, mas que já está funcionando normalmente.

Participaram da reunião os respectivos secretários de Fazenda e Planejamento, George Santoro e Fabrício Santos; a secretária especial do Tesouro, Renata dos Santos; o superintendente da Caixa em Alagoas, Kleber Paz, e a gerente regional Lúcia Canuto.

Ouça a denúncia de uma servidora publicada pelo Diário do Poder

NEGOU PRÁTICA

Apesar de a Sefaz afirmar que a instituição bancária assegurou ter corrigido o atendimento, a Caixa encaminhou nova nota ao Diário do Poder, em que negou a prática de venda casada de seus produtos e serviços, no ato do recadastramento. Mas admite que ofereceu produtos, sem impor a contratação.

Leia a nota da Caixa:

A Caixa nega a prática de “venda casada”, e esclarece que em todos os atendimentos prestados nas agências nossos funcionários são capacitados para oferecer os produtos e serviços da Caixa, suas vantagens e benefícios, deixando a decisão da adesão ao cliente.

No caso em questão, a contratação dos produtos não foi imposta, apenas foi oferecida aos servidores a possibilidade de adesão aos cartões de crédito, cheque especial e crédito consignado do banco.

Ressaltamos que a oferta qualificada independe do atual momento de recadastramento dos servidores do Estado de Alagoas e ocorre em todos os atendimentos realizados nas nossas unidades.

A Caixa reafirma seu compromisso com políticas de conduta transparente, com regras claras e acessíveis a todos os colaboradores, em especial à equipe de atendimento e vendas.

Reportar Erro