Representação na PGR

Caiado denuncia Dilma à PGR por crimes em comícios no Planalto

Para Caiado, comícios no Planalto foram palco dos crimes citados

acessibilidade:

Em representação protocolada na Procuradoria Geral da República (PGR), o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) acusa a presidente Dilma Rousseff e funcionários do governo de diversos crimes como prevaricação, improbidade, incitação ao crime e lesão ao Erário, ao promover eventos partidários em defesa da petista nas dependência do Palácio do Planalto.

De acordo com Caiado, a prática de incitação ao crime inclui o secretário da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Aristides Santos, que, no evento realizado no dia 1º de Abril, falou em invadir espaços particulares em represália ao processo de impeachment. Para o senador, a prática de incitação ao crime (Art.286 do Código Penal) se estende a Dilma por ter estimulado o conflito à parcela da população e de parlamentares favoráveis ao impeachment. A prevaricação se daria ao fato de Dilma não reportar a atitude de Aristides ao conhecimento do Ministério Público.

"O Palácio do Planalto se transformou num verdadeiro palco de reuniões políticas abertas aos apoiadores de Dilma. Pior: a presidente comete crime de prevaricação ao deixar que declarações como essa aconteçam em eventos oficiais do governo. Que o PT endossa invasões, assassinatos e sequestros, todo mundo sabe. O que não imaginávamos é que haveria uma autorização explícita a crimes dentro do Palácio com a presença da presidente da República. Dilma está estimulando a bandidagem", acusou.

Ainda estão citados na representação os ministros Jaques Wagner (Gabinete Pessoal) e Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo), além do chefe do Cerimonial da Presidência, Renato Mosca.

Lesão ao Erário

Ronaldo Caiado ainda cita que Dilma e seus ministros praticaram atos de improbidade e lesão ao erário ao promover em espaço público, com verba da União, reuniões de cunho político e autopromocional.

"Impossível não concluir que a Presidente Dilma Rousseff, com apoio de ministros e assessores mais próximos, vem lançando mão da estrutura pública da Presidência da República, especialmente o Palácio do Planalto e a imprensa oficial, para obter vantagens indevidas. Além disso, sabe-se que Dilma Rousseff, nos eventos aqui mencionados, abriu as portas do Palácio do Planalto apenas para os seus apoiadores, em total afronta ao caráter democrático das cerimônias oficias", diz o documento.

O democrata cita o Artigo 37 da Constituição, que fala que a publicidade de atos públicos não pode ser direcionada à promoção pessoal; e a Lei nº 8.492/92, que fala em atos de improbidade administrativa. "Não há dúvidas que Dilma e seus ministros lançaram mão de uma estrutura custeada pelos cofres públicos com o único objetivo de favorecer a defesa da presidente no processo de impeachment. Causaram lesão ao Erário e violaram diversos princípios da administração pública", concluiu.

Reportar Erro