Cinema Nacional

Brasil concorre em duas categorias do Prêmio Platino

Prêmio vem sendo considerado o Oscar iberoamericano

acessibilidade:

O cinema nacional emplacou dois filmes na disputa pelos Prêmios Platino. A organização do evento anunciou seis longas à indicação do prêmio que vem sendo considerado o Oscar iberoamericano. Participaram da seleção todos os filmes que entraram em cartaz nos cinemas em 2013, de 20 países ibero-americanos.

Os concorrentes ao Prêmio de Melhor Filme Iberoamericano de Ficção são: Glória (Chile), La Jaula de oro (México), Heli (México), Wakolda (Argentina), Roa (Colômbia), Vivir es fácil xon los Ojos cerrados (Espanha) e Las brujas de Zugarramurdi (Espanha).

Na categoria Melhor Animação, o Brasil tem na disputa Uma história de amor e fúria, de Luiz Bolognesi. Concorrendo ao prêmio de Melhor Documentário, o país marca presença com O dia que durou 21 anos, de Camilo Tavares. O filme revela como o governo dos EUA patrocinou e apoiou golpe militar no Brasil em 1964, derrubando o presidente eleito João Goulart.

O trabalho de Camilo Tavares já levou quatro grandes prêmios: Melhor documentário estrangeiro – St Tropez International Film Festival (França), Prêmio Especial do Juri – 22° Arizona International Film Festival (USA), Prêmio Especial do Juri – 29° Long Island Film Festival  (USA) e  Melhor Documentário de 2013 – Associação Paulista de Críticos de Arte (Brasil).

Reportar Erro