Levantamento

Brasil cai três posições em ranking de corrupção no mundo

Dentre os 176 países listados no ranking sobre a percepção de corrupção, Brasil ocupou o 79º lugar

acessibilidade:

Brasil fechou o ano de 2016 no 79º lugar, dentre os 176 países listados no ranking sobre a percepção de corrupção no mundo, realizado pela entidade Transparência Internacional. A posição é considerada intermediária, mas que destaca uma queda de três colocações na comparação com 2015, ano no qual o país estava na 76º posição.

O levantamento leva em consideração a percepção que a população tem sobre a corrupção ligada a servidores públicos e políticos. De um modo geral, quanto melhor um país está situado no ranking, menor é a percepção da corrupção por seus cidadãos.

Segundo afirmam Cynthia Catlett e Bruno Marques Grion, diretora e consultor, respectivamente, da área de Investigações e Riscos da FTI Consulting. "O ranking mensura percepção, ou seja, ele não avalia de fato o grau de corrupção de um país, mas sim o quanto a população crê que suas instituições sejam corruptas”, ressaltam.

Os especialistas também explicam que atualmente estamos vivenciando grandes operações de investigação envolvendo empresas estatais, políticos e empresários a nível nacional. "Toda essa nova conjuntura de atuação tem recebido uma cobertura da mídia intensa que, somado a um ambiente extremamente conectado em redes sociais, amplia a noção de que “vemos corrupção o tempo todo”. Isso não quer dizer que haja maior ou menor corrupção no país, mas que a percepção aumentou", afirmam.

No topo do ranking

Pela quinta vez seguida, a Dinamarca lidera o ranking da Transparência Internacional. Nesta edição, o país aparece ao lado da Nova Zelândia no topo da lista. Ambos são seguidos por Suécia, Suíça, Noruega, Cingapura, Holanda, Canadá e Alemanha.

Reportar Erro