Pacote de austeridade

Bolsas da Europa fecham em alta pela sétima sessão consecutiva

O menor desempenho do continente foi da Bolsa de Milão

acessibilidade:

As principais bolsas da Europa subiram pela sétima sessão consecutiva, fechando o pregão desta quinta-feira com ganhos firmes. O movimento foi impulsionado pela aprovação do pacote de austeridade no Parlamento da Grécia e pelo anúncio da extensão da ajuda às instituições financeiras do país pelo Banco Central Europeu (BCE). O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou com alta de 1,35%, em 405,43 pontos.

Por volta das 2h da manhã (de Atenas, 20h de Brasília), o parlamento grego aprovou, por 229 votos a favor e 64 contra, as duras medidas de austeridade necessárias para o país receber o terceiro pacote de ajuda internacional. A sessão durou 10 horas e teve direito a um racha no partido Syriza, do premiê Alexis Tsipras, discursos inflamados e protestos na porta da casa legislativa.

Já pela manhã, o presidente do BCE, Mario Draghi, informou que a instituição elevou para cerca de 90 bilhões de euros o teto dos empréstimos emergenciais fornecidos aos bancos da Grécia por meio do programa conhecido como ELA.

O chefe de gestão de portfólio da Pimco na Alemanha, Andrew Bosomworth, afirmou ter ficado surpreso com a decisão do BCE de aumentar seus empréstimos de emergência para a Grécia. "Esperávamos que a ELA fosse mantida em um nível anterior", disse ele.

O estrategista de investimentos sênior da Russell Investments Wouter Sturkenboom, sediado em Londres, disse que está claro que "todas as peças estão caindo no lugar" para a Grécia e a zona do euro.

A Bolsa de Milão teve o melhor desempenho do continente, fechando com alta de 1,67%, aos 23.783,14 pontos, com destaque para os avanços no setor bancário. As ações do Intesa Sanpaolo subiram 2,14% e do Popolare di Milano se valorizaram 2,78%.

Em Madri, o índice IBEX-35 encerrou com ganho de 1,54%, aos 11 510,60 pontos, também com firmes altas das ações de bancos. Os papéis do Santander avançaram 2,02% e do Bankia subiram 1,71%.

O índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, fechou com valorização de 1,53%, aos 11.716,76 pontos, puxado pela alta das montadoras alemãs. O movimento ocorreu após ser divulgado que as vendas de novos carros na Europa avançou bastante em junho. Os papéis da BMW subiram 2,34% e da Volkswagen ganharam 1,52%.

A Bolsa de Londres fechou em alta de 0,63%, aos 6.796,45 pontos. A de Paris se valorizou 1,47%, encerrando em 5.121,50 pontos. E a de Lisboa teve alta para 5.890,24 pontos, ganho de 1,33%. A Bolsa de Atenas seguiu fechada. (com informações da Dow Jones Newswires/AE)

Reportar Erro