Base insiste em CPI da Copa
PR assinou requerimento. PMDB, PDT, PSB, PP, PSD, PRB, PSC e PTB também
Em pé de guerra com a presidente Dilma Rousseff, por quem reclamam que foram ignorados durante todo o governo, parlamentares da base aliada descontam as insatisfações assinando um requerimento que pede a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para investigar os gastos para a Copa do Mundo de 2014.
O requerimento de instalação da CPMI, ao qual o Diário do Poder teve acesso, revela que, das 159 assinaturas recolhidas na Câmara, 60 são de deputados governistas. No Senado, das 24 assinaturas, oito foram de aliados dissidentes. São necessárias 171 assinaturas de deputados e 27 de senadores para protocolar o documento.
Da base, assinou o requerimento o líder do PR, Anthony Garotinho (RJ), junto a metade da bancada republicana, além do PDT, PSB, PP, PSD, PRB, PSC e PTB. O PMDB do vice Michel Temer, braço direito do PT no governo, também garantiu sete assinaturas ao documento. A maioria enfrenta briga estadual com o PT para as eleições de 2014.
No Senado, apoiaram a CPI os pedetistas Zeze Perrella (MG), Cristovam Buarque (DF), Pedro Taques (MT) e a senadora Ana Amélia (PP-RS). Membros de grupo dissidente do PMDB na Casa também deram aval à comissão de inquérito. São eles: Clésio Andrade (PMDB-MG), Jarbas Vasconcelos (PE), Roberto Requião (PR), Pedro Simon (RS).
Conforme o Diário do Poder antecipou ontem, a presidenta Dilma incumbiu a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) de disparar telefonemas e pressionar os parlamentares a retirarem assinatura do requerimento que cria a CPI. O governo teme que a investigação dos gastos da Copa, um dos principais motivos da onda de protestos no país, gere mais desgaste a sua popularidade e dificulte a reeleição em 2014.
Segundo o deputado Izalci (PSDB-DF), autor do requerimento, as assinaturas foram recolhidas em apenas duas sessões. Além de irregularidades no uso de recursos públicos nas obras de infraestrutura da Copa, estimados em 28 bilhões, a CPMI investigará também a Copa das Confederações, preliminar do certame mundial.