Espionagem americana

Barack Obama promete parar de bisbilhotar colegas

EUA promete para de espionar aliados após revelação sobre o celular de Merkel

acessibilidade:

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama vai ordenar à Agência de Segurança Nacional Americana (NSA) que pare de espionar líderes de governo que são aliados ao país. A informação é do jornal The New York Times, que diz ainda se tratar de uma resposta diplomática à crise instalada após revelação de suposta bisbilhotagem no celular da chanceler alemã, Angela Merkel.

Segundo o porta-voz do governo americano, Jay Carney, é preciso encontrar um equilíbrio entre privacidade e as ações de inteligência a fim de garantir a segurança dos países. ?Reconhecemos que é preciso ter restrições adicionais sobre como podemos coletar e usar a inteligência?, disse.

Diversos nomes da cúpula de inteligência da NSA irão prestar esclarecimentos ainda nesta terça-feira (29) sobre a espionagem na Câmara de Representantes. Em nota, a senadora Democrata Dianne Feinstein disse que o episódio envolvendo Merkel é ?um problema enorme?. A parlamentar faz parte da Comissão de Inteligência do Senado americano.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.