Diretor da OMC

Azevêdo parabeniza Trump e reforça importância do comércio internacional

Brasileiro reforçou posição central dos EUA para a economia mundial

acessibilidade:

O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, Roberto Azevêdo, parabenizou Donald Trump pela vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos e reforçou o papel central do país no comércio mundial. O brasileiro afirmou que vai apoiar o governo Trump para garantir que o comércio continue sendo importantes na criação de empregos.

"A liderança dos EUA na economia global e no sistema de comércio multilateral continua vital", disse Azevêdo em seu Twitter. "É evidente que muitos sentem que o comércio internacional não os beneficia. Temos que discutir esse assunto e garantir que o comércio renda benefícios mais amplos à maioria da população", disse.

Em julho, o diretor-geral da OMC disse que o comércio internacional era "tão obviamente positivo para todas as economias que seria como dizer a um amigo que ele precisa respirar", mas não comentou as declarações de Trump sobre a OMC ser um "desastre" e que estaria disposto a tirar os EUA do grupo, caso as regras se mostrem um obstáculo aos planos protecionistas relativos à manufatura americana.

Trump já demonstrou interesse em punir empresas americanas que levarem empregos ao México e sobretaxar as importações da China em 45% para reequilibrar a balança comercial entre os países.

Reportar Erro