Imprensa mundial

Ataques a faca no Rio causam temor por Olimpíadas

Noticiário ressalta casos perto de locais de provas dos Jogos

acessibilidade:

Os ressentes assaltos com faca no Rio de Janeiro geraram alerta aos estrangeiros. Noticiários internacionais destacaram o caso da vítima chilena Isidora Ribas Carmona, de 32 ano, que foi esfaqueada num assalto na Glória, na Zona Sul, na manhã da sexta-feira (22). Assim como ela, o médico Jaime Gold  que morreu no início da semana após ser esfaqueado durante o roubo da sua bicicleta.

Os veículos também enfatizaram que os ataques têm acontecido com frequência próximo a locais onde acontecerão competições dos Jogos Olímpicos de 2016.

O site do jornal La Tercera ressaltou que o ataque à chilena se somou a uma série de episódios de agressões com facas nas proximidades de instalações onde acontecerão provas dos Jogos Olímpicos de 2016. Muitos ataques aconteceram na Lagoa Rodrigo de Freitas, onde haverá competições de canoagem.

A agência de notícias americana Associated Press disse que a polícia estava reforçando o patrulhamento nas áreas de turismo e de provas das Olimpíadas "depois de uma série de ataques a faca a locais e estrangeiros".

Reportagem da Agência France Presse diz que "a série de ataques a faca no Rio põe a Cidade Olímpica em xeque". O "The Wall Street Journal" também noticiou a explosão da violência a facadas no Rio após a morte do médico, e destacou que “a violência coincide com o recuo na antes florescente economia do Brasil, o que, segundo especialista, resultou ao mesmo tempo em cortes no orçamento da polícia e na redução de oportunidades de trabalho para jovens em situação de risco”. 

Reportar Erro