Política

Arthur Lira é eleito presidente CCJ da Câmara

Ele teve 47 dos 65 votos na comissão mais importante da Câmara

acessibilidade:

O deputado Arthur Lira (PP-AL) foi eleito para presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o colegiado mais importante da Câmara dos Deputados. Ele recebeu 47 dos 65 votos dos deputados presentes, e 12 votaram em branco. A escolha de Lira foi antecipda na coluna de Claudio Humberto, do Diário do Poder, há duas semanas.

O desconforto de parte dos parlamentares se deve ao possível envolvimento de Lira nas investigações sobre o caso Petrobras. Aos jornalistas, o novo presidente da Petrobras disse esperar que seu nome não seja incluído na lista da Procuradoria-Geral da República (PGR) e que não há nenhum impeditivo à sua eleição.

"Não tenho nenhum tipo de vínculo com essa situação (Lava Jato)", rebateu, ressaltando que não tem nenhum temor. "Tem que ter muita calma nessa hora", completou. Ele negou envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, embora imagens tenham revelado que o deputado frequentou em 2010 o mesmo prédio do doleiro.

O novo presidente da CCJ afirmou que agirá com isenção e que colocará em votação, "doa a quem doer", eventuais recursos do Conselho de Ética de possíveis envolvidos na Lava Jato. "Quem vota é o plenário, não é o presidente", respondeu.

Outras comissões

Nesta manhã, outras 15 comissões temáticas foram instaladas além da CCJ. Na Comissão de Agricultura, foi confirmado o deputado Irajá Abreu (PSD-TO) no comando do colegiado. Irajá, que é filho da ministra da Agricultura, Kátia Abreu (PMDB-TO), recebeu 46 votos – quatro deputados votaram em branco.

Tomou posse na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle o petista Vicente Cândido (SP), que presidiu a CCJ até o ano passado. Cândido foi eleito com 14 votos – um em branco. A Comissão de Relações Exteriores será presidida por Jô Moraes (PCdoB-MG).

Reportar Erro