MENOS PROPAGANDA

Arcebispo exige ação enérgica contra ataques a oito igrejas alagoanas

Oito igrejas já foram alvo de ataques, cinco delas em dezembro

acessibilidade:

Um dia depois de o arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz, cobrar uma posição enérgica por parte do Governo de Alagoas para reduzir a onda de ataques contra templos religiosos, a Igreja do Livramento foi alvo da segunda ação criminosa em dez dias, na madrugada desta quarta-feira (20). Este ano, pelo menos seis igrejas católicas e duas evangélicas, foram atacadas.

Na terça-feira (19), o arcebispo havia ironizado a situação de insegurança vivida pelos padres, afirmando que os líderes religiosos estavam se preparando para uma “nova visita neste próximo fim de semana”. O ataque veio bem antes do previsto e os padres têm sido orientados a não manter dinheiro em espécie nas paróquias.

“É preciso que o governo do Estado deixe de lado essa propaganda de que está reduzindo a violência e que passe a atuar de modo mais firme, para evitar novos casos de invasão, como vem acontecendo ao longo desse ano. Foram oito invasões somente em 2017. Este ano, eu tive a minha residência invadida e fiquei sob a mira de três armas, enquanto roubavam objetos pessoais. A nossa parte estamos fazendo. Acionamos a polícia após o assalto e ela aparece rapidamente. Quem precisa dar resultado, agora, é o Estado”, cobrou Dom Antônio Muniz.

Primeiro ataque à Igreja do Livramento ocorreu há dez diasNo ataque de hoje contra a igreja localizada no calçadão do Centro de Maceió, bandidos defecaram no salão paroquial, arrombaram um cofre e destruíram móveis e imagens sacras, após cortar uma cerca elétrica.

"Nós começamos a reforçar a segurança, mas fomos novamente alvos de bandidos. Colocamos cerca elétrica e orçamos para colocar um circuito interno de monitoramento. Mas, com esse novo furto, não teremos dinheiro para instalar os equipamentos. Não sabemos mais o que fazer", afirmou o padre Zezinho, pároco da Igreja do Livramento. 

Dom Antônio Muniz, afirmou que o governo de Renan Filho (PMDB) precisa criar uma estratégia para evitar novos casos, principalmente durante as festas de fim de ano. E garantiu que o Clero tem reforçado a segurança nas igrejas.

ATAQUES

Somente nos últimos 15 dias, cinco igrejas católicas foram arrombadas e tiveram objetos furtados, sendo que a Igreja do Livramento foi alvo duas vezes da ação de bandidos.

Na noite do sábado (16), a Igreja Nosso Senhor do Bonfim, localizada no bairro do Poço, foi invadida por criminosos, que levaram uma mesa de som que havia no local, danificaram móveis e urinaram sobre imagens sacras.

Na semana passada, a Igreja dos Martírios também foi invadida pelo teto, e os bandidos quebraram imagens sagradas e fugiram levando uma mesa de som. (Com informações da Gaazetaweb)

Reportar Erro