Brutalidade eleitoral

Apoiador de candidata ameaçada é trucidado no Sertão de Alagoas

Cabo eleitoral teve língua arrancada após comício em Traipu

acessibilidade:

Uma semana depois de a casa de uma candidata a vereadora ter sido alvo de tiros, um de seus apoiadores foi morto, teve o rosto mutilado e a língua arrancada após um comício. Esse é o cenário aterrorizante no qual a população do município alagoano de Traipu vai às urnas neste domingo (2).

Autoridades tomaram medidas para contornar o clima de tensão e medo e impedir mais atos violentos no município ribeirinho do Rio São Francisco. Nesta sexta-feira (30), o promotor eleitoral de Traipu, Maurício Wanderley, pediu ao Conselho Estadual de Segurança (Conseg) proteção individual para a candidata a vereadora Penha das Piranhas (PMDB), cuja residência foi alvo de disparos de arma de fogo, após ameaças.

Com reforço policial, o promotor eleitoral Maurício Wanderley quer garantir o direito de ir e vir da candidata, bem como o de votar e ser votada. O representante do Ministério Público Eleitoral emitiu ainda expediente ao juiz da 20ª Zona Eleitoral, Maurício Brêda, que também preside o Conseg.

Os atos criminosos também foram informados à Procuradoria Regional Eleitoral, Procuradoria Geral de Justiça e à Secretaria de Segurança Pública.

O crime 

Após um comício, o corpo de José Everaldo da Costa, conhecido como Zé Ribeiro foi encontrado por volta de 1h da madrugada desta sexta. Ele teve a língua cortada pelos suspeitos. 

“O Zé Ribeiro apoiava a Penha e teve a língua arrancada depois de morto. Acho que é um recado, para dizer que ele falava demais. Estamos com muito medo. Nunca vimos um crime desse tão violento, com tanta crueldade, acontecer em Traipu”, disse uma pessoa que mora no Povoado Piranhas, local do crime. 

Até esta sexta-feira, Traipu não havia sido contemplada com o envio de tropas do Exército. Mas o MP Eleitoral solicitou reforço no policiamento na cidade.

A prefeitura de Traipu é disputada pelo ex-chefe do MP de Alagoas Eduardo Tavares Mendes (PSDB) e Erasminho Dias (PSC).

Reportar Erro