TRAGÉDIA REPETIDA

Aluno que matou dois em Goiânia inspirou-se em Columbine e Realengo

Adolescente sofria bullying em escola e usou arma da polícia

acessibilidade:

Em coletiva à imprensa na tarde dessa sexta-feira (20), o delegado da Delegacia de Polícia de Apuração de Atos Infracionais da Polícia Civil de Goiás, Luís Gonzaga, comunicou à imprensa que o adolescente de 14 anos que matou dois e feriu quatro a tiros em sua escola, em Goiânia-GO, disse em depoimento que foi motivado por bullying e se inspirou nos ataques às escolas de Columbine (em 1999, nos Estados Unidos), e de Realengo (em 2011, no Rio de Janeiro).

No depoimento, o estudante narrou que tinha intenção de matar apenas o colega autor do bullying contra ele, mas no momento do ataque, sentiu vontade de fazer mais vítimas. Outro estudante da escola disse à imprensa que o autor dos disparos era chamado de fedorento que um colega chegou a levar um desodorante para a escola.

Tragédia deixou quatro feridos em escola goiana (Foto: Divulgação)O ataque com arma de fogo ocorreu no fim da manhã de ontem, no Colégio Goyases, localizado no bairro Conjunto Riviera, em Goiânia. Dois estudantes da mesma turma do autor do ataque morreram no local, e quatro ficaram feridos.

Morreram no local os estudantes João Vitor Gomes e João Pedro Calembo, cujas idades ainda não foram divulgadas. A arma usada no ataque foi uma pistola que pertencia à mãe do adolescente, que é policial militar. Ele disse em depoimento que achou a pistola escondida em um móvel da casa. Nem a mãe nem o pai, que também é policial militar, ensinaram o adolescente a atirar.

Ao retirar a arma da mochila para começar o ataque, ele chegou a efetuar um disparo acidental, mas não se feriu. O adolescente foi apreendido em flagrante delito.

Em abril de 1999, o massacre de Columbine deixou 12 alunos e um professor mortos, nos Estados Unidos. Já a tragédia de Realengo vitimou fatalmente 12 pessoas, na Escola Municipal Tasso da Silveira, em abril de 2011.

AS VÍTIMAS

De acordo com o diretor técnico do Hospital de Urgências de Goiânia, Ricardo Furtado Mendonça, uma menina de 13 anos está em estado grave na UTI do hospital. Ela foi atingida na mão, pescoço e no tórax. A menina passou por procedimento cirúrgico para drenagem de tórax.

A segunda vítima, também uma adolescente de 13 anos, está consciente e respirando sem aparelhos. Ela teve um pulmão perfurando e passou por cirurgia. A terceira vítima é um menino de 13 anos que está consciente, estável e continua em avaliação. A quarta vítima está no Hospital Acidentados e não teve o boletim médico divulgado.

A Polícia Civil continua com a investigação e deve ouvir os professores e coordenadores da escola. (Com informações da Agência Brasil)

Reportar Erro