DP/Paraná Pesquisas

Alagoano reprova Temer, e Lula lidera com 39%, seguido de Marina

Paraná Pesquisas avalia cenários da corrida presidencial em AL

acessibilidade:

Se a eleição presidencial fosse hoje, o ex-presidente Lula teria de 39% a 39,6% dos votos dos eleitores alagoanos, de acordo com levantamento do Instituto Paraná Pesquisa, encomendado pelo portal Diário do Poder. Os eleitores consultados esta semana em 46 municípios de Alagoas também avaliaram o governo de Michel Temer (PMDB), que obteve reprovação de 72,4%. E 55,8% de avaliação ruim e péssima.

Em três cenários pesquisados na modalidade estimulada, a segunda na preferência do eleitor alagoano é a ex-senadora acreana Marina Silva (Rede), que atingiu entre 13,3% e 15,3% das intenções de voto. Entre tucanos, José Serra é o preferido dos alagoanos para presidente, com 21,8% quando avaliada a preferência entre as opções do PSDB.

No cenário que tem o senador mineiro Aécio Neves como opção do PSDB, Lula lidera com 39%, seguido de Marina com 13,3%. E o tucano ocupa a terceira colocação da pesquisa, empatado com o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), cada um pontuando com 10,2%.

Neste mesmo cenário, o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa (sem partido), é o quarto colocado, com 4,7%; seguido de Ciro Gomes (PDT), com 3,6%, e do presidente da República Michel Temer (PMDB), com 3,5%. O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) pontuando 0,4%.

No cenário que tem o governador paulista Geraldo Alckimin como opção tucana, Lula lidera com 39,2%; seguido de Marina com 14,8%; Jair Bolsonaro com 10,1% e o tucano na quarta posição na pesquisa, com 6,3%. Joaquim Barbosa pontua 4,6%; Ciro Gomes 4,1%; o presidente Temer 3,7% e Ronaldo Caiado 0,5%.

Quando a opção tucana é o prefeito de São Paulo João Dória, o ex-presidente Lula segue liderando com 39,6%. Marina Silva avança para 15,3%; Jair Bolsonaro registra com 10,5% e o ministro Joaquim Barbosa marca 4,8%, na quarta posição. O pedetista Ciro Gomes registra 4,7% e o presidente Temer 4,3%. O prefeito João Dória é escolhido por 4% dos alagoanos e Ronaldo Caiado pontua 0,5%. 

Maioria vê governo de Temer como igual ao de Dilma (Foto: Lula Marques/AGPT)AVALIAÇÃO DE GOVERNO

O alagoano foi bem rigoroso, diante de questões relacionadas à administração do presidente Michel Temer. Somente 24,5% aprovaram seu governo e 72,4% desaprovaram.

A administração foi considerada ruim e péssima por 55,8% dos eleitores consultados. E somente 11,9% a avaliaram como ótima e boa. Enquanto 30,2% consideraram a gestão do PMDB como regular.

Comparado à administração da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o desempenho da gestão de Michel Temer foi avaliado como igual por 42,4% dos alagoanos, pior para 36,9% e melhor para 18,3%.

OPÇÕES TUCANAS

Quando convidado a escolher entre nomes do PSDB o que teria mais chance de ganhar voto para Presidente do Brasil, o alagoano deu 21,8% da preferência de ao senador paulista José Serra. Em seguida, aparecem o senador mineiro Aécio Neves com 19,3% da intenção de votos; o governador paulista Geraldo Alckmin com 13,5%; o prefeito paulistano João Dória, com 10,2%, e o governador paranaense Beto Richa, com 2,3% da preferência do eleitor alagoano

Foram ouvidos 1.500 eleitores em 46 municípios, entre os dias 6 e 9 deste mês de março. A margem de erro é 2,5%, com um grau de confiança de 95,0%.

Reportar Erro