Mercosul

Agripino: Venezuela na presidência "nivela por baixo o padrão democrático"

Venezuela deveria assumir o posto no dia 12 de julho, segundo regra

acessibilidade:

O presidente nacional do Democratas, José Agripino (RN), voltou a dizer que não há condições de a Venezuela presidir o Mercosul porque o país "nivela por baixo o padrão democrático" do bloco econômico formado pelo Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela. “Vamos ser claros: a Venezuela presidida por Nicolás Maduro nivela por baixo o padrão democrático do Mercosul”, frisou. 

Segundo jornais desta quarta-feira (17),  o chanceler do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, teria dito a deputados uruguaios que Serra tentou “comprar” o voto do Uruguai no imbróglio que envolve a presidência da Venezuela no bloco. O ministro das Relações Exteriores, José Serra, manifestou “descontentamento” com as declarações e negou qualquer interferência neste sentido.

Desde o começo do ano, o Mercosul é presidido pelo Uruguai e a Venezuela deveria assumir o posto no dia 12 de julho, segundo a regra de rotatividade do bloco. A sequência dos países que ocupam o cargo é definida por ordem alfabética e a troca é semestral. Agripino lembrou que o Democratas sempre foi contra a entrada da Venezuela no Mercosul por acreditar que o país descumpre cláusulas democráticas, o livre pensamento e a liberdade de expressão.

Reportar Erro