Depois da tempestade

Agnelo troca comando da PM-DF após suspender compra de capas de chuva

acessibilidade:

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), decidiu trocar o comando da Polícia Militar do Distrito Federal. O coronel Suamy Santana foi substituído pelo secretário-adjunto de Segurança, Joziel de Melo Freire, homem da mais irrestrita confiança do secretário Sandro Avelar (Segurança Pública), após o governador determinar a suspensão da compra de 17.000 capas de chuva para a PM.

Um assessor muito próximo de Agnelo definiu o novo comandante da PMDF como “o Suamy com bom senso”. As capas de chuva são apenas um dos itens de uma compra total de R$ 21 milhões pretendida pela PM com vistas a Copa do Mundo. O detalhe é que na época da Copa, Brasília estará em pleno período de estiagem, quando a cidade fica sem chuvas durante meses. A aquisição das capas, no valor total de R$ 5,3 milhões, seria realizada segundo as regras do RDC, o Regime Diferenciado de Contratações, que simplifica o processo de compras.

Em nota, o governo do DF informou que Agnelo determinou a exclusão das capas porque se convenceu de que a PM errou ao listar o produto entre aqueles adquiridos com vistas à Copa do Mundo, “realizada em período climático seco no Distrito Federal”. Ele também acionou a Secretaria de Transparência para aferir a formação dos preços e quantitativo estimados para a licitação.

Reportar Erro