48 horas em Paris

‘Recusa’ francesa é ‘fake’: agenda previa apenas reuniões multilaterais

Notícia falsa era de suposta recusa de receber ministro brasileiro

acessibilidade:
Ministro das Relações Exteriores, embaixador Carlos França, durante reunião com ministros de outros país na OMC, em Paris - Foto: Bruna Glagliardi/MRE.

O embaixador Carlos França, ministro das Relações Exteriores encara outra vez, agora em Paris, uma maratona de reuniões multilaterais, sobretudo envolvendo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ou Económico (OCDE), onde o Brasil negocia seu ingresso, e também a Organização Mundial do Comércio (OMC).

“A visita aqui é multilateral, meu foco são os contatos no âmbito da OCDE e OMC”, explicou o ministro ao Diário do Poder, surpreendido com a “fake news” difundida no Brasil de que não teria sido “recebido” pelo chanceler francês Jean-Yves Le Drian.

Nunca houve previsão de encontros bilaterais na permanência de 48 horas do chanceler brasileiro em Paris, e sim reuniões multilaterais com diplomatas e ministros de várias áreas representantes de governos na OCDE e na OMC. Além de França, participam das reuniões os ministros João Roma (Cidadania) e Ciro Nogueira (Casa Civil).

O secretário geral da OCDE, Mathias Cormann (centro), com a delegação de alto nível do governo brasileiro – Foto: Bruna Gagliardi/MRE.

Também existe protocolo, imaginado pelos autores da fake news, indicando a necessidade de um “beija mão” de ministros participantes das reuniões na OCDE e na OMC ao francês Le Drian.

A delegação brasileira foi participar de reuniões de trabalho em um organismo internacional que por acaso está sediado em Paris, mas não tem qualquer relação com o governo francês e nem muito menos com o seu ministro das Relações Exteriores. Não haveria razão para um encontro entre os dois chanceleres.

Nesta terça, Carlos França foi recebido em almoço, segundo informa o colunista Cláudio Humberto, com todas as honras, por Jean Pierre Clemadieu, CEO global da Engie, gigante francesa do setor de energia renovável que tem no Brasil 20% do seu faturamento.

Nesta terça, quando falou ao Diário do Poder, o chanceler brasileiro acabava de sair, às 23h48, de uma “mini-reunião ministerial” na OMC. Quando voltou a falar com o DP pelas 12h30, horário do Brasil, Carlos França acabava de sair de reunião que classificou de muito positiva com o secretário geral da OCDE, Mathias Cormann, sobre o ingresso do Brasil na entidade.

Nesta quarta-feira, o ministro mantém o ritmo intenso de reuniões de trabalho até as 20h, hora local, quando então retornará ao Brasil.

Reportar Erro