Limpeza

Ação de retirada de pneus recomeça no autódromo

Apór a remoção, material será enviado para reciclagem em São Paulo

acessibilidade:

A ação de retirada de pneus velhos no Autódromo Internacional Nelson Piquet recomeçou nesta segunda (11) e deve continuar até quarta, segundo o tenente-coronel Wilton Melo, secretário-adjunto da Casa Milita. A retirada dos cerca de 40 mil pneus começou no fim de dezembro do ano passado pela Subsecretaria de Defesa Civil, Secretaria da Segurança Pública e Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, mas parou devido às festas de fim de ano.

Melo explica que depois de separados e lavados, uma empresa de São Paulo se encarregará de reciclar ou incinerar o material, sem custos para os cofres do GDF. Após a retirada do montante maior, atrás de onde ficavam os boxes, as equipes farão um pente-fino para recolher os que estão escondidos pelo mato alto ainda presente.

Aedes aegypti

A possibilidade de esse material entulhado se tornar criadouro de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya, do zika vírus e da febre amarela, foi descartada pelo major Omar Oliveira, representante do Corpo de Bombeiros. Ele acompanhou os trabalhos desta manhã e disse que o autódromo vem recebendo visitas periódicas, com aplicação semanal de larvicida, para evitar formação de focos.

A operação conta ainda com o apoio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), que forneceu quatro caminhões e uma pá mecânica; do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), na cessão de espaço e material de limpeza; e da Subsecretaria do Sistema Penitenciário, da Secretaria de Justiça e Cidadania, com a liberação de 98 presos em processo de ressocialização para mão de obra.

Reportar Erro