Imposto

9º Dia da Liberdade de Impostos acontecerá dia 1º de junho

O dia promove maior conscientização sobre a alta carga tributária do país

acessibilidade:

Estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) revelou que em 2017 os brasileiros precisarão trabalhar aproximadamente 153 dias apenas para pagar impostos. Isso significa que, apenas em junho, o salário realmente chegará, de fato, aos bolsos dos trabalhadores.

A estimativa, divulgada pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), responsável pela organização do Dia da Liberdade de Impostos (DLI), impulsionou a realização do 9º ano do DLI, onde o preço da gasolina será reduzido no Distrito Federal e 12 estados brasileiros.

A partir das 6h30, as três unidades do Posto Jarjour (Asa Norte, Asa Sul e Taguatinga) venderão o litro da gasolina a R$ 2,14. A redução do valor se trata de um ato de conscientização a respeito da alta carga tributária brasileira que, quando cobrada, eleva o valor do litro da gasolina para os R$ 3,39 cobrados atualmente.

Durante o dia 1º de junho, a organização pretende vender 45 mil litros de gasolina, maior meta da campanha até hoje. O valor referente aos impostos não serão cobrados dos consumidores, mas sim dos patrocinadores da ação.

O DLI chama atenção para o alto valor cobrado nos impostos e o pouco retorno em serviços públicos como saúde, educação e segurança.

“Mais de 40% dos rendimentos são destinados a impostos, e, em nossa opinião, esse percentual não é razoável, especialmente porque prejudica o poder de compra dos cidadãos”, informou o coordenador da campanha DLI nacional e presidente da CDL Jovem DF, Raphael Paganini.

O movimento apoia a simplificação tributária no Brasil e apoia projetos de lei com esse propósito para trazer ao conhecimento do consumidor o quanto de impostos ele paga em cada produto que compra. Além disso, a entidade defende um imposto único – ou medida similar – para tornar o calculo mais fácil para dar ao cidadão recursos para exigir diminuição da carga.

Será permitido 20 litros de gasolina para cada consumidor e somente será aceito pagamento em dinheiro.

Reportar Erro