Mais Lidas

Pequeno tracionado

Volks apresenta o Delivery 11.180 4×4, caminhão leve com tração integral

Apresentado na Fenatran 2019, o modelo é o primeiro do tipo no país

acessibilidade:
Volkswagen Delivery 11.180 4x4. Fotos: Volks.

A Volkswagen apresenta o Delivery 11.180 4×4, único caminhão leve com tração integral do país. Apresentado na Fenatran 2019, o modelo já está disponível no mercado brasileiro e chega para completar o portfólio de soluções inovadoras da família Delivery. 

A produção em linha do modelo foi iniciada em outubro na planta de Resende, no interior do Rio de Janeiro. E já está disponível nas cerca de 150 concessionárias da marca pelo Brasil.

É o primeiro caminhão leve com tração integral do país.

O projeto do eixo trativo dianteiro do Delivery 11.180 4×4 foi desenvolvido com exclusividade para a marca, em uma parceria com a Dana. A tração 4×4 se dá por meio do uso de uma caixa de transferência Marmon Herrington com dupla velocidade, o que confere ao veículo um desempenho otimizado em qualquer aclive.

As características off-road são evidenciadas por vários aspectos, como a altura em relação ao solo de 196mm, superior à da versão 4×2, assim como os ângulos de entrada e saída de, respectivamente, 30° e aproximadamente 40°. A cabine também ganhou um degrau adicional para facilitar o acesso. 

Entre os opcionais, guincho no para-choque dianteiro.

Segunda a marca, o caminhão foi desenvolvido para permitir o uso em qualquer aplicação e traz de série pneus de uso misto (235/75 R17.5) para operações com tração integral. O motor gera 175 cavalos e 61,8kgfm de torque. Além disso, as suspensões foram reforçadas, o que inclui o uso de molas trapezoidais na parte traseira.

Ele está disponível com distância entre-eixos de 4.000mm e plataforma de carga com 4.500mm de comprimento, o que possibilita a adequação a diversos tipos de implementos. 

A cabine é a mesma da versão 4×2.

Outra inovação do projeto é a inclusão da função roda livre na tração dianteira. Por meio do acionamento de um mecanismo simples, com o veículo parado, o condutor pode desconectar as rodas dianteiras do sistema de tração, fazendo com que o Delivery se torne um 4×2 convencional, nas ocasiões em que a tração integral não se faz necessária. 

De acordo com a montadora, na prática, isso se traduz no comportamento ideal do caminhão na estrada ou fora dela, além de proporcionar a redução de ruído, um menor desgaste de componentes e a redução do consumo de combustível.

A cabine ganhou um degrau a mais.

No exterior e no interior, o veículo traz vários detalhes que o distinguem da versão 4×2, como o badge 4×4 nas portas e nos bancos, que são pneumáticos, gerando maior conforto na condução, que possuem costura verde e têm revestimento em courino.

O Delivery 11.180 pode ganhar um visual ainda mais “invocado”, com o Show Car Package, um kit de peças que pode ser instalado no BMB, o centro de customizações exclusivo da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Mais do que o apelo estético, os itens (como guincho elétrico, quebra-mato, kit de luzes e farol de milha) são úteis para o dia a dia na operação do veículo.

Volkswagen Delivery 11.180 4x4.
Volkswagen Delivery 11.180 4x4.
Volkswagen Delivery 11.180 4x4.
Volkswagen Delivery 11.180 4x4.
Volkswagen Delivery 11.180 4x4.
Volkswagen Delivery 11.180 4x4.
Volkswagen Delivery 11.180 4x4.
Volkswagen Delivery 11.180 4x4. Fotos: Volks.