Operação Constantino

PF investiga extração ilegal de madeira em terras da União na Amazônia

De acordo com a Polícia Federal, desmatamento atingiu área de 4 mil hectares

acessibilidade:
Polícia Federal identifica grupo responsável pela invasão e desmatamento de terras da União com auxílio de funcionários do INCRA do Amazonas. Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (11), ação para investigar o extrativismo ilegal em terras da União localizadas na região sul do estado do Amazonas. São cumpridos quatro mandados de prisão e 22 de busca e apreensão em Rio Branco, no Acre, e em Manaus e Boca do Acre, no estado amazonense.

De acordo com as investigações, a organização criminosa recebia o apoio de servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) do Amazonas, que alteravam registros das terras atingidas no acervo patrimonial dos criminosos.

A Operação Constantino identificou que cerca de 9 mil hectares de terras federais foram invadidas e  apropriadas pelo grupo que, deste efetivo fundiário, foi responsável pelo desmatamento de 4 mil hectares da floresta.

Além das buscas e prisões decretadas pela 7ª Vara Federal Ambiental e Agrária da Seção Judiciária do Amazonas, também foi determinado o sequestro de mais de R$ 17 milhões em bens dos investigados.

 

 

Reportar Erro