Guerra à Covid

Chefes de Poderes decidem criar comitê nacional para medidas contra a pandemia

Comando das ações contra Covid será do presidente Jair Bolsonaro e do Ministério da Saúde

acessibilidade:
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também fez pronunciamento logo após a reunião no Palácio Alvorada - Foto: reprodução de imagem da TV Brasil.

O presidente Jair Bolsonaro e os chefes dos demais Poderes e governadores, reunidos esta manhã no Palácio da Alvorada, decidiram pela criação de um comitê nacional que centralizará as decisões e ações de combate à Covid-19, sob a supervisão do Ministério da Saúde.

Ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, caberá a interlocução com governadores, cujas considerações e demandas serão levadas ao comitê. O presidente da Câmara, Arthur Lira, saiu do encontro prometendo pôr em votação, talvez ainda nesta quarta-feira (24), de projetos que ajudem no combate à pandemia.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, explicou que a corte não poderá participar desse comitê nacional, porque poderá vir a ser demandado contra suas decisões, mas prometeu estudar meios de evitar a judicialização de medidas adotadas na tentativa de conter a disseminação do vírus.

De acordo com o governo, o objetivo do encontro foi “fortalecer o ambiente de união nacional para prevenção e combate ao vírus da covid-19, além de ser um espaço para discussão de ações institucionais conjuntas”.

Também participaram da reunião o procurador-geral da República, Augusto Aras, o vice-presidente Hamilton Mourão, o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, além de outros integrantes da equipe ministerial e governadores que representaram as cinco regiões do país.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.