Mais Lidas

Mudanças climáticas

Trump não deve participar de cúpula da ONU sobre o clima

Presidente da 74ª sessão da ONU abriu nessa terça-feira os trabalhos da assembleia geral em Nova York

acessibilidade:
O presidente dos EUA, Donald Trump. Foto: Isac Nobrega/PR

O presidente dos Estados Unidos (EUA),  Donald Trump, não deve participar da Cúpula para Ação Climática das Nações Unidas (ONU) na segunda-feira (23) que vem, em Nova York.

O enviado especial para a cúpula, Luis Alfonso de Alba, disse na terça-feira (17) que foi informado de que os EUA serão representados por uma autoridade de alto escalão.

A ausência de Trump ocorre apesar de pedidos do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, para que todos os líderes participem do evento. Guterres vem alertando que as mudanças climáticas estão ocorrendo mais rápido que o esperado.

Abertura

O embaixador da Nigéria na Organização das Nações Unidas (ONU), Tijani Muhammad-Bande, presidente da 74ª sessão da ONU, abriu nessa terça-feira os trabalhos da assembleia geral em Nova York.

Em seu discurso no encontro, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que a organização vai realizar cinco reuniões de alto-nível em temas como: mudanças climáticas, serviço de saúde universal e financiamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ele pediu que a comunidade internacional trabalhe unida nesses e em outros desafios globais.

Guterres disse ainda que a ONU precisa de mais cooperação intensa com outras organizações regionais e internacionais, bem como contato mais próximo com o setor privado, a sociedade civil e outros parceiros. (ABr)

Vídeos Relacionados