Acompanhe ao vivo

Renan Calheiros ameaça pedir prisão de Wajngarten por “não dizer a verdade”

Governistas reagem e dizem que relator CPI da Pandemia está ameaçando e humilhando o ex-chefe de Comunicação do governo

acessibilidade:
CPI da Pandemia ouve o ex-secretário de Comunicação Social da Presidência da República, Fábio Wajngarten. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O depoimento do ex-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) Fabio Wajngarten na CPI da Pandemia irritou senadores da comissão. Em alguns momentos, o relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), acusou Wajngarten de estar mentindo e ameaçou pedir prisão do depoente.

“Se mentiu, terá desprestigiado o Congresso Nacional, que é um péssimo exemplo. […] Vou cobrar a revista Veja, mas se ele mentiu a esta comissão, eu vou requerer [ao presidente da CPI] a prisão do depoente”, disparou Renan.

O senador Marcos Rogério reagiu à ameaça de Renan. “Isso é abuso de autoridade. Não cabe prisão que não seja em flagrante”.

Na sequência, Omar Aziz anunciou que vai pedir à revista Veja a gravação da entrevista concedida por Fabio Wajngarten. Antes ele já havia dito que poderia dispensar Wajngarten, se ele não ajudasse, e chamá-lo novamente não como testemunha, mas como investigado.

Um pouco antes, Renan Calheiros disse que o ex-chefe da Secom Fabio Wajngarten é “prova do aconselhamento paralelo” ao presidente Jair Bolsonaro, por ter intermediado a negociação com a Pfizer para a aquisição de vacinas contra o novo coronavírus.

Para a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), integrante da base governista na Câmara dos Deputados, Renan está “ameaçando” Fabio Wajngarten. “A senhora é da CPI?”, questionou o emedebista. Zambelli estava no plenário da CCJ do Senado, onde a comissão realiza os trabalhos, sentada ao lado do senador Eduardo Girão (Podemos-CE).

Acompanhe ao vivo

Reportar Erro