Mudanças

PT continua com a maior bancada da Câmara; PSL de Bolsonaro aparece em seguida

Deputados petistas caíram dos 69 eleitos nas eleições de 2014 para os 56 eleitos neste domingo

acessibilidade:
Este cenário desolador é frequente no plenário da Câmara dos Deputados, mas, para quem paga a conta, nada muda - Foto: Lula Marques.

Mesmo tendo perdido representantes em relação a composição atual da Câmara dos Deputados, o PT continua sendo o partido com a maior bancada na Casa. Neste domingo (7), foram eleitos 56 petistas para a Câmara — 13 a menos que os 69 parlamentares eleitos em 2014.

O PSL, partido do candidato à Presidência Jair Bolsonaro, surpreendeu e elegeu 52 deputados federais, se tornando a segunda maior bancada na Casa. Atualmente, a sigla tem apenas oito representantes, tendo eleito apenas um em 2014

O partido que mais amargou perdas nestas eleições foi o MDB, que saiu de 66 para 34 deputados federais. PSDB aparece logo em seguida, pulando de 54 para 29 representantes eleitos.

O número de siglas que tiveram deputados federais eleitos neste domingo foi um recorde: 30 siglas terão representatividade dentro da Casa — dois a mais que na última eleição, em 2014.

Menos da metade dos deputados eleitos em 2014 conseguiram se reeleger. O partido com o menor índice de reeleição foi o PV, com apenas uma renovação de mandato. O PT aparece como a sigla com o maior número de parlamentares reeleitos — ao todo, foram 40. O MDB aparece em seguida, com 25 mandatos renovados.

Reportar Erro