'Rolo' da Covaxin

Processos contra Barros e Miranda voltam à pauta do Conselho de Ética

Câmara avalia condutas éticas de parlamentares no caso do "rolo" da Covaxin

acessibilidade:
Duas fotos mostram os eputados Ricardo Barros e Luis Miranda discursando no Plenário da Câmara dos Deputados
Deputados Ricardo Barros (PP-PR) e Luis Miranda (DEM-DF) estão no centro da investigação sobre compra de vacinas. Fotos: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados se reúne nesta quarta-feira (3), às 11 horas, para discutir e votar o parecer preliminar do deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), relator do processo 31/21, referente à representação 11/21, do PSOL, em desfavor do deputado Ricardo Barros (PP-PR).

O PSOL pede a cassação do mandato de Barros em função do depoimento do deputado Luís Miranda (DEM-DF) na CPI da Pandemia, no Senado. Segundo Miranda, o presidente Jair Bolsonaro teria dito que Barros queria fazer “rolo” no Ministério da Saúde, ao tratar da compra da vacina indiana Covaxin, suspeita de envolver pedido de propina. Barros vez nega participação nas negociações envolvendo a compra de vacinas.

Em seguida, o colegiado irá discutir e votar o relatório do deputado Gilberto Abramo (Republicanos-MG),  Relator do Processo 32/21, referente à representação 12/21, do PTB, em desfavor do deputado Luís Miranda.

O partido considera que o parlamentar agiu de má-fé ao denunciar “um suposto crime cometido por agente do Estado, apontando suposto superfaturamento a fim de prejudicar a imagem e imputar crime ao presidente da República e ao ministro da Saúde à época, o general Eduardo Pazuello”.

O PTB, que pede a cassação do mandato do deputado Luís Miranda, alega que, ao apontar erros na primeira fatura apresentada pela empresa que intermediou o negócio de compra da vacina Covaxin, Miranda desconsiderou que, dias depois, o documento foi corrigido.

O debate será realizado no plenário 6. (Com informações da Agência Câmara de Notícias)

Reportar Erro