Nesta quarta

Primeiro encontro foi muito produtivo, afirma Macri após reunião com Bolsonaro

Presidente argentino afirmou ser uma ditadura o governo de Maduro: "não aceitamos essa zombaria à democracia"

acessibilidade:
Presidente da República Argentina, Mauricio Macri e o Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante assinatura de atos. Foto: Alan Santos/PR.

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) e o presidente da Argentina, Mauricio Macri, participaram de entrevista coletiva nesta quarta (16), após a primeira reunião entre os dois líderes desde a posse de Bolsonaro na Presidência da República. Segundo os dois presidentes, a reunião foi produtiva.

Segundo Macri, o encontro desta quarta deixou clara a vontade dos dois países em trabalharem juntos. “Precisamos que os dois tenham bons momentos. O Brasil é nosso principal sócio comercial. Temos grandes desenvolvimentos conjuntos”, disse o presidente argentino.

De acordo com ele, tanto a Argentina quanto o Brasil tem o objetivo de impulsionar uma agenda que priorize a transparência e o combate a corrupção e ao crime organizado. Macri afirmou ainda que a chegada de Bolsonaro à Presidência do Brasil ajudou a “renovar o compromisso político do Mercosul”.

O presidente argentinou falou também sobre a reeleição de Nicolás Maduro, considerada ilegítima pelo governo do Brasil e da Argentina. “Compartilhamos a preocupação com os venezuelanos. Afirmamos nossa condena à ditadura de Nicolás Maduro. Não aceitamos essa zombaria à democracia.” Segundo Macri, Maduro legitima um mandato por meio de eleições fictícias e detendo opositores.

Mercosul enxuto e que faz sentido

Na pauta da reunião entre os dois líderes estava a discussão sobre a flexibilização das regras que permitem acordos bilaterais, sem que haja necessidade da chancela do bloco econômico, além da simplificação de tarifas e diminuição de barreiras internas.

Para Bolsonaro, é preciso construir um Mercosul enxuto, que “continue a fazer sentido e ter relevância”. “Concordamos quanto a importância de, com os demais parceiros, aperfeiçoar o bloco e propor nova agenda de trabalho. No plano interno, o Mercosul precisa valorizar sua tradição original: abertura comercial, redução de barreiras, eliminação de burocracias”, afirmou.

Ainda segundo Bolsonaro, “as reformas econômicas que Brasil e Argentina estão levando adiante são fundamentais para o crescimento sustentável”.

O brasileiro aproveitou ainda para elogiar o presidente argentino, ao dizer que o trabalho de Macri está ajudando a reerguer a economia argentina. Segundo Bolsonaro, o argentino alcançou avanços expressivos em várias áreas apesar dos desafios que encontrou ao assumir o governo do país.

“Falamos com franqueza, como deve ser, entre amigos e parceiros estratégicos, sem qualquer viés ideológico. Não há tabus na relação bilateral. O que nos move é a busca de resultados concretos, que contribuam para o desenvolvimento de nossos países”, afirmou Bolsonaro.

Reportar Erro