Réu na Lava Jato

Presidente do PSDB, Alckmin diz que ‘ideal é que Aécio não seja candidato’

Presidente do PSDB diz esperar que decisão parta do próprio tucano

acessibilidade:
STF tornou Aécio Neves réu por corrupção passiva e obstrução de justiça no âmbito da Lava Jato. Foto: EBC

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou nesta quarta-feira, 18, que uma eventual candidatura do senador Aécio Neves (PSDB-MG) na eleição deste ano não seria o “ideal” para o partido.

“Aécio sabe o que penso, é claro que o ideal é que não seja candidato, é evidente. Acho que ele mesmo, assim como tomou a decisão de se afastar da presidência do partido (quando surgiu a denúncia), tomará essa decisão. Vamos aguardar a decisão dele. Tenho certeza que vai tomar e se dedicar à questão processual e à defesa”, disse o presidente do PSDB e pré-candidato do partido ao Planalto em entrevista à Rádio Bandeirantes.

Ontem, 17, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu receber denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o senador por corrupção passiva e obstrução à justiça, no âmbito da Operação Lava Jato. Com isso, Aécio vira réu pela primeira vez depois que foi gravado pedindo R$ 2 milhões ao empresário Joesley Batista, da JBS.

A decisão do STF, segundo Alckmin, deve ser respeitada, já que não há “justiça azul, vermelha, verde, amarela”. “A lei é para todos, não tem nenhuma distinção entre partidos”, frisou.

Após a decisão, congressistas do PSDB procuraram dissociar o caso da imagem da legenda, na tentativa de evitar uma contaminação da candidatura de Alckmin ao Planalto. Aécio decide no momento se leva adiante a campanha à reeleição ao Senado, já que seu mandato se encerra este ano.

Na entrevista desta quarta-feira, 18, Alckmin também tentou minimizar o impacto da notícia sobre as pretensões tucanas em Minas Gerais, o que também diminuiria suas chances no Estado. “Vamos ter grande candidato a governador em Minas, que é o Antônio Anastasia. Acho que o mineiro vai escolher o melhor para o Brasil, a situação financeira do governo de Minas é catastrófica com o governador do PT. Anastasia tem grande chance de fazer um bom governo”, declarou.

O Presidente do PSDB disse também que o partido acata as decisões da justiça e não age como o PT na defesa de correligionários condenados, como ex-presidente Lula, preso desde o dia 7 de abril após ser condenado por corrupção e lavagem no caso do tríplex no Guarujá (SP).

“Há uma diferença nessas questões. O Lula é o grande imperador do PT, tratam Lula como injustiçado, preso político. Não é nada disso, nós não fazemos isso no PSDB. Nós afastamos do partido, respeitamos a decisão judicial”, argumentou o tucano, ressaltando que ainda não houve o julgamento e que Aécio tem todo direito à defesa.

Reportar Erro