Paraná Pesquisas

Pesquisa: maioria desaprova governo Bolsonaro, mas percepção de corrupção caiu

Desaprovação ao governo chega a 51%, e 44,8% acreditam que a corrupção diminuiu

acessibilidade:
Presidente Jair Bolsonaro. Foto: Alan Santos/PR

Um levantamento da Paraná Pesquisas aponta que 51% dos entrevistados desaprova o governo de Jair Bolsonaro, enquanto 43,7% o aprovam. Do total de eleitores ouvidos, 5,3% não sabem ou não opinaram. Na mesma pesquisa, a maioria dos entrevistados (44,8%) afirmou que caiu a percepção de corrupção no Brasil, enquanto apenas 9,4% dizem que aumentou.

Dos que aprovam a gestão, 7,4% avaliam o governo como ótimo e 22,7% como bom. Já entre os que desaprovam, 14% afirmam que a gestão é ruim e 26,8%, é péssima. Do total de entrevistados, 26,9% avaliou como regular e 2,2% não soube ou não quis opinar.

A soma da avaliação positiva com “regular” alcança 67,7%.

Entre os entrevistados que mais desaprovam a gestão de Bolsonaro, as mulheres aparecem na frente, com 54,9%. Os jovens são os mais insatisfeitos com o atual governo: 57,1% o desaprovam. A maioria dos homens (48,2%) aprovam o governo atual, contra a desaprovação de 46,6%.

A soma dos 30,1% que aprovam o governo com os 26,9% que o consideram “regular” indica uma avaliação de 57%. Nos últimos tempos, os especialistas passaram a evitar essa soma porque acham que em alguns casos a avaliação “regular” pode também ser acrescentada ao contingente cuja avaliação é negativa. Nesse caso, totalizariam 67,7%.

Apesar da maioria desaprovar o governo do presidente eleito no ano passado, caiu a percepção quanto a corrupção no Brasil após Bolsonaro assumir o cargo. Do entrevistados, 44,8% afirmam que a corrupção diminuiu; 38,8 acreditam que permaneceu igual a gestão anterior, e 9,4% disseram que aumentou.

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 2.102 brasileiros nos 26 Estados e no Distrito Federal entre os dias 20 e 25 deste mês.

Apesar da rejeição à gestão de Jair Bolsonaro, a maior parte dos entrevistados reconhece a redução da corrupção.

Reportar Erro