'Campeonato ridículo'

Oposição vai ao STF para impedir Copa América no Brasil; Bolsonaro defende realização

Na abertura da reunião da CPI nesta terça, senadores criticaram a realização do campeonato no país

acessibilidade:
Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro. Foto: Carolina Antunes/PR

O senador Humberto Costa (PT-PE) anunciou na CPI da Pandemia, nesta terça-feira, 1º, que o PT apresentou ao Supremo Tribunal Federal um pedido liminar contra a realização da Copa América no Brasil, segundo anunciou a Conmebol, confederação que organiza o torneio, com o aval do presidente Jair Bolsonaro, nesta segunda-feira, 31. O petista disse que, na iminência de uma terceira onda da pandemia, não faz sentido o Brasil sediar um “campeonato ridículo” neste momento de crise sanitária.

Na sequência, o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), afirmou que o país não tem o que comemorar, diante das 463 mil mortes causadas pelo coronavírus.

Logo no início da sessão, o vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), apresentou requerimento de convocação do presidente da CBF, Rogério Caboclo. O senador bolsonarista Eduardo Girão (Podemos-CE) disse que o assunto não deve ser politizado.

Apelo a Neymar

O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros, fez ainda um apelo ao jogador Neymar, ao técnico Tite e à CBF para que a Copa América não seja realizada no Brasil em meio à pandemia de covid-19. Em entrevista exclusiva à Rádio Eldorado, ele chamou a competição de seleções sul-americanas de “campeonato da morte” e se dirigiu diretamente ao camisa 10 da Seleção Brasileira. “Neymar, não vá jogar a Copa América enquanto as pessoas morrem”. Renan também defendeu a convocação do presidente da CBF, Rogério Caboclo, para depoimento à comissão.

“Neymar, eu quero dirigir uma palavra a você. Não concorde com a realização dessa Copa América no Brasil. Não é esse o campeonato que precisamos disputar. Precisamos disputar o campeonato da vacinação. É esse que precisamos disputar, ganhar, e você precisa marcar gols, para que esse placar seja alterado. No campeonato da vacinação, o Brasil ocupa um dos últimos lugares. Enquanto que, no campeonato da morte, somos campeões, o segundo país em número de mortes. Não permita [a Seleção brasileira] entrar em campo nessa Copa América, enquanto seus amigos e parentes continuando morrendo e a vacina não chega ao nosso país”, disse Renan.

Bolsonaro: ‘Se depender de mim, haverá’

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na manhã desta terça que é a favor da realização da Copa América no Brasil. “Conversei com todos os ministros interessados e, da nossa parte, positivo [para a Copa América acontecer no Brasil]. Se depender de mim e de todos os ministros, e inclusive o da Saúde, haverá”, disse ele na saída do Palácio do Alvorada.

“Não está havendo jogos da Libertadores? Não está havendo da Sul-Americana? Também não começa, na sexta-feira a Eliminatória da Copa do Mundo? Ninguém fala nada, não tem problema nenhum. Por que quando se fala em Copa América querem questionar que causa aglomeração, ajuda a espalhar o vírus etc?”, questionou o presidente.

Bolsonaro reclamou das críticas de parte da imprensa à realização do torneio no Brasil. “O que está havendo aqui? É um movimento da Globo contrário porque o direito de transmissão é do SBT. É a pressão dessa imprensa chamada Globo aí, nada mais além disso. Alguém aqui é contra (a Copa América)? Então, vou acabar com a Libertadores”, ponderou.

A Copa América, prevista para começar em 13 de junho, seria inicialmente realizada na Colômbia, mas uma onda de protestos violentos fez com que o torneio fosse transferido para a Argentina. O país vizinho, no entanto, desistiu devido a uma nova onda de casos de Covid-19.

Reportar Erro