Chave de cadeia

‘Oceanógrafo’ afastado de Noronha tem ao menos 18 denúncias contra ele na Justiça

'Especialista em golfinhos', Zé Martins agora é investigado pela Polícia Federal

acessibilidade:
Zé Martins é acusado de acumular cargos ilegalmente, invadir casas na ausência dos donos, fazer abordagens abusivas etc.

A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar denúncias de corrupção, favorecimento e até de uso indevido de nome e logos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério do Meio Ambiente, por uma ONG Projeto Golfinho Rotador, de propriedade José Martins da Silva Júnior, vulgo “Zé Martins”, servidor público e velho protegido de governos anteriores e órgãos ambientais.

Articulado com a imprensa, Zé Martins conseguiu plantar em alguns veículos de comunicação do País notícias sobre a recente transferência “contra sua vontade” para o sertão pernambucano, apesar de ser um “especialista em golfinhos”. Há outras especialidades menos lisonjeiras ligadas a Zé Martins, segundo as denúncias que estão sob auditoria do ICMBio e investigação da PF.

Chave de cadeia
Consulta ao site Tribunal de Justiça de Pernambuco já informava há sete anos a existência de 18 processos contra José Martins da Silva Júnior.

Uma certidão, emitida pela Delegacia de Polícia de Fernando de Noronha, relatando ocorrência de “crime contra turista”, registrada por Fabiana Mourão Natucci. Há também contra ele, na Polícia do arquipélago, ocorrência de roubos e furtos registrada por Roser Marti Mayenco e outra feita por João Silvestre da Silva.

Auditoria relata as denúncias contra Zé Martins.

Zé Martins também foi denunciado à polícia por Wagner de Albuquerque Teixeira, mais uma por Cândida Couto de Barros Coelho. Há até a ação de reintegração de posse nº 2006.83.00.007994-9, ajuizada por Leonora Fritzche contra Zé Martins e sua ONG.

Abuso de poder
O Conselho Distrital de Fernando de Noronha e a Assembleia Popular Noronhense encaminharam em março de 2016 denúncia ao promotor de Justiça de Pernambuco, segundo a qual o ICMBio estaria causando constrangimento e pavor a uma comunidade que, além de enfrentar graves problemas de falta de infraestrutura, “não pode contar com o apoio e orientação deste Instituto e os moradores de Fernando de Noronha são submetidos a abordagens absurdas e descabidas de propósitos, algumas vezes acompanhadas, inclusive, pela Polícia Federal”.

Essas considerações e as denúncias contra Zé Martins foram listadas em documento da auditoria interna do ICMBio, ao qual o Diário do Poder teve acesso, assinado pela auditora chefe Patrícia Álvares de Azevedo Oliveira.

Reportar Erro