Troca de datas negada

Justiça do DF decide que senador Acir Gurgacz passará Natal na cadeia

Parlamentar queria que duas saídas quinzenais as quais tem direito fossem transferidas para os dias 24 e 25 de dezembro

acessibilidade:

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) vai passar o Natal no Complexo da Papuda, de acordo com decisão da juíza Leila Cury, da Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal. O parlamentar havia pedido que duas das saídas quinzenais as quais tem direito fossem transferidas para os dias 24 e 25 de dezembro, o que lhe foi negado.

Gurgacz cumpre pena no regime semiaberto e continua comparecendo ao Congresso Nacional para dar expediente. Por não receber visita e trabalhar, o senador tem direito a saídas para visitar os parentes aos fins de semana a cada 15 dias.

No entanto, o parlamentar não tem direito aos chamados “saidões”, como o de Natal, por não ter cumprido um sexto da pena. Gurgacz foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão por crimes contra o sistema financiero.

Para a juíza, o pedido do senador não tem mais válidade, já que as saídas citadas por Gurgacz para a troca já ocorreram. A magistrada afirmou ainda que não há razão jurídica para dar tratamento diferente a Gurgacz.

No mesmo pedido, o senador pediu autorização para deixar o presídio para ir trabalhar nos sábados, o que também foi negado pela juíza. A defesa de Gurgacz afirmava que o parlamentar precisava fazer reuniões de última hora nos ministérios e no Palácio do Planalto, já que não pode viajar.

A juiza negou o pedido por entender que não há como fiscalizar os trajetos realizados pelo senador e que é possível para o parlamentar realizar tais reuniões durante a semana, em expediente normal.

Leila Cury rejeitou ainda um pedido de Gurgacz para que lhe fosse dadomais tempo de deslocamento entre a Papuda e o Senado. Para a juíza, a uma hora disponibilizada ao parlamentar é “mais que suficiente”.

Reportar Erro