Mais Lidas

Política tradicional

‘Guinada ao centro’ e ‘coalizão’ renderam 15 anos de poder ao PT

Bolsonaro se beneficia de estratégia que foi fundamental para garantir maioria plena ao governo durante quase duas décadas

acessibilidade:
O presidente da República, Jair Bolsonaro. Foto: Secom/PR
O presidente da República, Jair Bolsonaro. Foto: Secom/PR

O presidente Jair Bolsonaro, aliado ao centrão, está sendo beneficiado pela coalização de centro que, celebrada por Lula et caterva garantiu mais de 15 anos de poder ao PT. Quando o petista tomou posse, em 2003, além do PL do vice José Alencar, a coalizão petista contava apenas com os puxadinhos de sempre (PCdoB, PDT, PSB), além do PTB. A partir do mensalão, com a reeleição ameaçada, Lula e PT se aproximaram do “centrão” da época, incluindo PMDB e PPB, atual PP. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Segunda maior bancada da Câmara e a maior bancada do Senado, o hoje MDB foi fundamental para garantir maioria plena ao governo.

O papel do PMDB foi tão essencial para o PT, que em 2010 indicou Michel Temer vice de Dilma e a substituiu após o impeachment.

O PPB chegou a ter 49 deputados na bancada da Câmara em 2003. Atualmente o PP tem 39, mas comanda um bloco de 221 deputados.

Reportar Erro