Brasília-Turquia

Governador do Distrito Federal almeja estreitar relações comerciais com Oriente

Um dos primeiros atos para seria a criação de uma linha aérea entre Brasília e Ancara, capital da Turquia

acessibilidade:
A ideia é que os dois países possam explorar o campo das exportações de forma dinâmica e rápida Foto: Renato Alves

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha recebeu nesta segunda-feira (6) o embaixador da Turquia, Murat Yavuz Ates, no Palácio do Buriti.  O encontro foi marcado com a possível aproximação comercial entre o Distrito Federal e o Oriente.

No planejamento, um dos primeiros passos para essa concretização seria a criação de uma linha aérea entre Brasília e Ancara, capital da Turquia. Com isso, além do turismo, o setor produtivo do DF também seria beneficiado, com a exportação de diversos produtos, como as frutas tropicais. “Hoje a importação dos produtos vindos da Europa é feita toda por São Paulo, que tem um custo logístico muito alto. Quero trazer essa operação para Brasília por meio de parceria entre o Aeroporto e a Inframerica, fazendo com que esses produtos sejam distribuídos, via TAP, para o Centro-Oeste, Norte e Nordeste”, destacou Ibaneis.

Para Ibaneis é notório que Brasília, além de ser o centro de distribuição logística do país, é também da América Latina. “Por isso que foi importante reduzir o valor das taxas de combustíveis de aviação em Brasília”. Tais benefícios tributários vêm dando frutos, como por exemplo, a criação de três novos trechos diretos com o Brasil, a partir da inauguração de conexões para a cidade de Santiago (Chile), de Lima (Peru) e Assunção (Paraguai). O governador planeja chegar ao fim de 2019 com mais nove linhas internacionais.

O encontro, que também contou com presença do vice-governador Paco Britto e secretários do Governo do Distrito Federal (GDF).

Reportar Erro